cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

100 coisas para se fazer com seus filhos antes que eles cresçam: Sorvete de Cereja [com base de inhame]

Posted: 29 Sep 2012 05:45 AM PDT

Desde que aprendemos a fazer essa receita, ela já se tornou obrigatória nos dias de calor. A criançada adora e além de muito fácil, é saudável, pois tem uma base feita com inhame, que dá a textura necessária ao sorvete, sem precisar usar a sorveteira!

Depois de pronta, é só servir numa casquinha bem crocante, decorar com frutas ou calda de sua preferência e deixar as crianças se lambuzarem!

Vocês vão precisar de:

  • 500 g de inhame descascado e cozido em água;
  • 2 latas de leite condensado;
  • 2 pacotes de gelatina Royal sabor cereja (ou de outro sabor de sua preferência)
  • 500 ml de creme de leite fresco;
  • 1 xícara de cerejas picadas.

Aqueça o creme de leite fresco e dissolva a gelatina. Reserve para esfriar. Bata no liquidificador o inhame descascado e cozido em água, o leite condensado, e a mistura de creme de leite com gelatina. Coloque em um recipiente próprio para ser levado ao freezer e deixe gelar por 2 horas. Retire e junte as cerejas picadas, misture bem e volte ao freezer, deixando gelar completamente de um dia para o outro.

Você pode também variar os sabores de sua preferência ou adicionar outras frutas.

Aposto que não serão apenas as crianças que vão se lambuzar com esse sorvete…

*este texto faz parte do desafio "100 Coisas para fazer com seus filhos antes que eles cresçam", proposto pela Royal, do qual eu estou participando às sextas-feiras ao longo de 20 semanas. Também estão participando os blogs @avidaquer @blogcoisademae  @dica_de_mae @rolippi e @cozinhapequena e a fanpage da Gelatina Royal que nos convidou para brincar!

 

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Dia de Cosme e Damião!

Posted: 27 Sep 2012 07:48 AM PDT

Hoje é dia de dar e receber doces! É dia de Cosme e Damião!

Longe de querer ficar falando de religião aqui no cozinha pequena, mas noutro dia eu pensei nessa tradição que me parece um pouco esquecida: Dar e receber doces no dia 27 de setembro. Pertinho do meu aniversário, não tinha como esquecer!

Vocês ainda fazem isso? Ou ao menos lembram desse dia?

Semana passada eu lembrei, falei pro meu filho como era e ele me disse: “Ah, é igual Halloween!”. Eu desanimei, pois um costume que era nosso foi substituído por um americanismo. Pobre cultura brasileira… :(

Na minha infância, muitas pessoas gostavam de distribuir doces no dia 27 de setembro, em homenagem aos santos Cosme e Damião. Eu ficava doido, indo de casa em casa, pedindo doces. Fazia até um roteiro das casas que sempre davam mais coisas, e lá estava eu, logo cedo, pra garantir o meu saquinho… coisa que eu duvido um pouco que as crianças de apartamento de hoje em dia possam fazer.

Mas também acho que somos um pouco preguiçosos, ou ocupados demais: Não dá pra mandar uns doces pra escolinha? Ou fazer uma festinha no hall do apartamento? É só querer, vai… Não vamos ficar só na saudade, vamos fazer aquele tempo voltar!

Ah, esses pacotinhos… dia de Cosme e Damião era tipo um dia no paraíso!

 

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Dica: Congele e conserve suas ervas frescas em azeite

Posted: 26 Sep 2012 06:26 AM PDT

Eu não tenho a mão muito boa para plantar coisas. Já tentei fazer uma hortinha em casa, seguindo todos os tutoriais possíveis e imagináveis, mas meus canteiros sempre iam definhando. E um punhado de ervas frescas do jardim é uma das coisas que eu mais gosto de ter à mão, na hora de cozinhar.

Eu descobri um modo muito simples e que faz muito sentido para preservar as ervas compradas na feira ou colhidas naquela chácara do interior: no congelador, imersas em azeite!

Fazendo em forminhas de gelo, o azeite vai congelar junto com as ervas, que serão uma ótima opção para ensopados assados, sopas, usando-as como base do seu prato. Elas vão preservar a cor e o sabor, e ainda aromatizar o azeite. Fantástico, não?

Preste atenção nos seguintes passos antes de fazer:

  • Escolha ervas frescas e firmes, de boa procedência, as melhores que tiver no mercado;
  • Se desejar, você pode picá-las bem. Ou deixá-los em ramos e folhas maiores. Na foto estão congeladas uma combinação de alecrim, talos de erva-doce, sálvia e orégano;
  • Encha as forminhas de gelo com 2/3 de ervas e complete-as com azeite, cobrindo tudo muito bem;
  • Cubra ligeiramente com filme plástico e deixe congelar durante a noite;
  • Retire os cubos congelados e armazene em recipientes de congelação ou sacos pequenos;
  • Não se esqueça de etiquetar as embalagens onde vai guardar os cubinhos com o tipo de erva congelada!

O que você achou? Venha contar pra gente quando você fizer!

As imagens deste post são do site http://www.thekitchn.com


cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Guacamole

Posted: 25 Sep 2012 05:33 AM PDT

Confesso a vocês que fui bastante resistente a gostar de guacamole, nem tanto pela mistura agridoce (que eu amo!), mas porque abacate nunca foi uma das minhas frutas preferidas. Porém, ao ser servida como uma salada, com ingredientes bastante “desafiadores”, como pimenta e coentro, comecei  a apreciá-la muito mais.

Um detalhe é importante nessa receita: estou sugerindo uma proporção a vocês, mas é preciso sempre fazer um ajuste de gosto, de tempero. Ou seja, ainda que vocês repitam a receita exata aqui do blog, não deixem de experimentá-la durante o preparo, porque o guacamole depende bastante do nível de picância da pimenta, da acidez do limão, da sua tolerância ao coentro.

E pode ser que seja necessário um pouco a mais de algum ingrediente, ou a menos. O resultado final deve ser bem equilibrado em todos os níveis: picante, ácido e doce, ok?

  • 1 abacate maduro cortado em cubos médios;
  • 2 tomates picados em cubos pequenos sem pele e sem sementes;
  • 2 pimentas dedo de moça, sem sementes, cortadas em cubos pequenininhos;
  • 2 colheres (sopa) de coentro bem picado;
  • suco de 1 1/2 limão;
  • sal a gosto.

Misture todos os ingredientes, de uma forma delicada, sem mexer em excesso ou grosseiramente, para que o abacate não se desmanche completamente, sem virar uma pasta, mas permanecendo com alguns cubos de abacate ainda inteiros.

Sirva com tortillas de milho ou torradas.

E, de preferência, com um bom mojito ou uma margarita geladinha para acompanhar.

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

100 coisas para se fazer com seus filhos antes que eles cresçam: Bolo de Gelatina

Posted: 22 Sep 2012 04:00 AM PDT

Quem tem uma menina em casa sabe que a vida é cheia de tipos de rosa. São roupas, brinquedos, enfeites… apesar de sempre variarmos, a vida acaba aos poucos se misturando a muitas opções de rosa.

A minha filhota outro dia me desafiou: queria que fizéssemos um bolo rosa! E matutamos um tempão até que descobrimos essa receita, que pode ser feita em várias cores, dependendo do sabor de gelatina que você escolher!

Para combinar, cobrimos também o bolo com uma cobertura de gelatina, alguns morangos e fizemos uma surpresa para ela!

Você vai precisar de:

  • 3 ovos (claras e gemas separadas);
  • 200g de açúcar;
  • 125g de manteiga sem sal, amolecida;
  • 210g de farinha de trigo;
  • 60g de amido de milho;
  • 190ml de leite integral;
  • 1 pacote de gelatina Royal, sabor morango;
  • ½ colher de sopa de fermento em pó.

Peneire a farinha de trigo e o amigo de milho juntos e reserve. Bata as claras em neve com um pitada de sal e reserve. Ainda na batedeira, bata as gemas com o açúcar, as gemas e a manteiga até virar um creme esbranquiçado e fofo. Adicione a farinha e o amido já peneirados, alternando com o leite.

Acrescente a gelatina e o fermento. Agregue delicadamente as claras em neve na massa e coloque a massa numa forma redonda com 20cm, untada e enfarinhada. Leve o bolo ao forno médio, 180C, até que asse.

Calda:

  • 1 pacote de gelatina Royal, sabor morango;
  • 250ml de água;
  • 1/2 caixinha de morangos (150g, aproximadamente), para decorar.

Leve a gelatina e a água para uma panela pequena e cozinhe por 5 minutos. Espere esfriar e ficar com consistência de geleia para cobrir o bolo.  Regue a calda no bolo e decore com os morangos.

Pela carinha feliz que ela fez, será que ela gostou da surpresa?

*este texto faz parte do desafio "100 Coisas para fazer com seus filhos antes que eles cresçam", proposto pela Royal, do qual eu estou participando às sextas-feiras ao longo de 20 semanas. Também estão participando os blogs @avidaquer @blogcoisademae  @dica_de_mae @rolippi e @cozinhapequena e a fanpage da Gelatina Royal que nos convidou para brincar!

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Concurso cultural Plus Vita e uma receita de um petisco sabor família reunida! [Besteirinha de pão de forma]

Posted: 20 Sep 2012 04:53 AM PDT

Tem coisa mais gostosa do que reunir a família e os amigos em volta da mesa? Se tem, a gente ainda não descobriu qual é! :)

Opa, peraí: tem outra coisa muito gostosa, sim! Que tal reunir os amigos e ainda concorrer a um kit de produtos contendo pão branco tradicional, integral 9 grãos, light 12 grãos, integral 12 grãos e bisnaguito, todos da linha Plus Vita?

A Plus Vita é uma marca consolidada, tradicional e familiar, líder de mercado no Rio Janeiro e Nordeste. Ela está revitalizando as embalagens de toda sua linha de produtos. As novas embalagens receberam a aplicação do Ursinho Bimbo (ícone do Grupo em todo o mundo). O Ursinho Bimbo chega ao mercado para se tornar o mais novo aliado da consumidora no preparo de lanches e refeições para a família, reunindo produtos práticos a opções versáteis de preparo.

Com a praticidade dos produtos Plus Vita, todos ganhamos mais tempo para se divertir e aproveitar esses momentos deliciosos com amigos e a família reunida.

Para concorrer ao kit é muito fácil! Você precisa nos enviar uma receita usando qualquer produto desta linha. Mas atenção: a receita deve ter esse sabor de família reunida, hein? A receita ganhadora leva o kit, e ainda terá sua receita publicada e fotografada por nós do cozinha pequena.

Para inspirá-los, começamos com a sugestão desse petisco, que é carinhosamente chamado de "besteirinha de boteco" e é super saboroso e fácil de fazer.

Você vai precisar de:

  • 600 g de carne bovina cortada em bifes (escolhemos "patinho", mas pode ser outro de sua preferência);
  • 1 ovo grande ligeiramente batido;
  • 1 1/2 xícara de farinha de rosca;
  • 2 ninhos de macarrão do tipo aletria esmigalhado com as mãos;
  • 1 xícara de óleo para fritar os bifes;
  • sal e pimenta do reino a gosto;
  • 8 fatias de pão de forma Bimbo;
  • 400 g de queijo mozarela.

Tempere os bifes com sal e pimenta, passe-os pelo ovo batido e em seguida pela mistura da farinha de rosca com o macarrão aletria para empaná-los bem. Leve uma frigideira ao fogo com óleo e frite os bifes até dourá-los. Reserve em um papel absorvente.

Numa assadeira, disponha as fatias de pão de forma, cubra-as com os bifes já prontos e sobre eles disponha o queijo. Leve ao forno quente até derreter bem. Corte em pedacinhos para "aperitivo" e sirva imediatamente.

Gostaram? A linha Plus Vita tem outras opções deliciosas para você! Mande a sua receita e concorra!

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Chutney de Manga

Posted: 19 Sep 2012 04:46 AM PDT

Essa é uma receita gentilmente cedida pelo MP, ou o @MP_simples, que prometeu publicá-la num blog, mas até hoje está enrolando a gente para lançá-lo e compartilhar as suas criações conosco.

Eu pedi para ele deixar que compartilhasse a receita com vocês porque desde o dia que provei dessa delícia, sofro de dependência química desse chutney. E ele nunca mais faltou aqui em casa.

A receita é muito fácil. E boa. Veja se não tenho razão de sofrer crises de abstinência quando ela acaba:

  • 3 mangas tommy, mais ou menos de 1 1/2kg;
  • 500 g de açúcar;
  • 4 dentes de alho picados;
  • 500 ml de vinagre branco;
  • 200 g de gengibre ralado e descascado;
  • 2 pimentas dedo de moça picadas sem sementes;
  • 200 g de uvas passas brancas.

Descasque a manga, corte em pequenos pedaços. Coloque numa panela com o açúcar e cozinhe até virar uma pasta grossa. Acrescente o vinagre branco, o gengibre, o alho picado e as pimentas enquanto mexe. Por fim, acrescente as uvas passas.

Sirva com uma torradinha ou apenas uma bolacha água e sal.

Vá repetindo o processo – bolachinha + 1 colherada farta de chutney – infinitamente, até acabar .  ;)

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

cozinha pequena soundsystem #07: Gangnam Style

Posted: 17 Sep 2012 03:24 AM PDT

Dá até vergonha de escrever, mas é verdade: Até eu curti Gangnam Style!

Não sabe do que eu tô falando? Então sente o drama:

Eu poderia disse que essa é a Macarena da próxima festa que você for, mas vou me conter.

O fato é que o single de K-pop (pop coreano) do rapper PSY já tá tocando por aí, quem não ouviu, não vai ficar livre de ouvir até o próximo verão. O vídeo se tornou o vídeo de K-pop mais visto da história, ganhando mais de 180 milhões de visualizações desde seu lançamento.

“Gangnam Style” é uma gíria sul coreana para se referir ao estilo de vida luxuoso associado com o distrito de Gangnam, uma área nobre e elegante de Seul. O vídeo mostra Psy dançando em diferentes locais de Gangnam. A canção é sobre “a namorada perfeita que sabe quando ser refinada e quando se tornar selvagem.”

E esse passinho de dança? É tão estiloso que até a Britney Spears pediu pra aprender como dançar. A fórmula para o sucesso foi ensinada pelo próprio PSY: “Dress classy and dance cheesy”.

 E você? Já curtiu Gangnam Style?