cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

O tal frango de panela [bonus: farofa de couve e bacon]

Posted: 29 Jul 2013 11:42 AM PDT

Acho que desde que eu conheço o Lê eu falo desse tal “Frango de panela”. E eu sempre ouvi dele algo do tipo: “Cara, eu acho que deve ser aqueles frangos brancos, com pele e esquisitos. Frango de panela é estranho”.

Só que pra mim, desde criança, o frango de panela sempre foi o meu prato favorito, o mais lindo e suculento que existe, na casa de qualquer uma das avós, e principalmente na casa da saudosa Tia Cema, que ensinou a mulherada da velha guarda, há mais de 40 anos, essa receita facílima que virou receita de familia. Simples, rápida de fazer e, vai por mim, tira qualquer impressão anterior dos frangos de panela branquelos que a gente vê por aí.

Você vai precisar de:

  • 8 sobrecoxas de frango;
  • 2 cebolas médias;
  • 1 colher de sopa rasa de alho picado ou processado;
  • 1/2 maço de cheiro verde picado;
  • Suco de 1/2 limão;
  • Sal, pimenta do reino a gosto;
  • Óleo de milho, canola ou soja (o da sua preferência);
  • 1 colher de sobremesa de Açúcar;

Frango Dani 03

Tempere o frango com o alho, sal, pimenta, limão e um pouco do cheiro verde (se temperar no dia anterior fica ainda mais gostoso).

Numa panela, de preferência uma de fundo grosso, frite as cebolas picadas, num pouco de óleo e o açúcar. O segredo desse frango está exatamente aqui, no “ponto da cor” da cebola, que deve passar do ponto caramelada, mas não deve queimar pra não criar amargor no frango.

Posicione as sobrecoxas do frango sobre as cebolas , juntamente com o caldinho do tempero. Dê uma leve mexida e tampe a panela. O frango irá cozinhar por aproximadamente 40 min, mexendo de vez em quando e virando os pedaços até que a cor fique uniforme. Pouco antes de desligar a panela, polvilhe o restante do cheiro verde, acerte o sal e a pimenta e pronto!

Pra acompanhar, nada melhor que um arroz bem fresquinho, um quiabo refogado e uma farofa bem caprichada, como a de couve que fizemos nesse dia, que é super facil:

  • 150g de bacon bem picadinho;
  • 150g de manteiga;
  • 1 maço pequeno de couve fatiada bem fininha;
  • 1 xícara e meia de farinha de mandioca crua;
  • Sal e pimenta a gosto.

Numa frigideira grande, fritamos o bacon na manteiga (ai que perdição) e quando o bacon ficou dourado, colocamos a couve para aproveitar a gordura, fritá-la um tantinho para que fique bem crocante. Então acrescente a farinha e acerte o sal e a pimenta. Simples e bem rápida!

Frango Dani 03

Aí não tem como… é uma refeição completa e deliciosa, que você também assim como eu vai querer fazer pra todos os queridos e vai mudar o seu jeito de lembrar do tal frango de panela! :)

 

 

 

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Sopa de batata doce com gengibre [e pimenta, e frango e... bacon]

Posted: 22 Jul 2013 10:39 AM PDT

Não sei se com vocês é assim, mas comigo há dias em que você pode me oferecer qualquer comida que não tem jeito: Eu quero sopa!

Noutro dia foi assim. Acho que nem se me oferecessem feijoada eu desistiria de fazer uma sopinha. Lembrei que tinha algumas batatas doces na minha geladeira e aí pedi ideias pro povo no facebook. E foi a partir dessas ideias que surgiu essa sopa. E não é que ficou incrível?

Sopa de batata-doce com gengibre 01

É tudo muito simples de se fazer. Você pode começar separando os seguintes ingredientes:

  • 1 litro de caldo de frango (pode ser de cubinho mesmo!);
  • 400 gramas de batata-doce sem casca, cortada em rodelas grossas;
  • 1 pedaço de gengibre de mais ou menos 5 cm;
  • 1 cebola pequena cortada em cubinhos;
  • 1 talo de alho poró cortado em rodelas;
  • 1 peito de frango desossado cortado em tiras;
  • Cerca de 100 gramas de bacon cortado em cubinhos;
  • 1 pote de iogurte natural;
  • 1 colher (sopa) de pimenta calabresa;
  • Sal à gosto (eu só usei um pouquinho no frango).

Coloque as batatas pra cozinhar no caldo de frango.

Enquanto isso, frite o bacon em uma frigideira grande, até ficar tostadinho. Reserve o bacon, e na gordura que restou, refogue a cebola e o alho poró. Quando a cebola dourar, retire do fogo e reserve também.

Na mesma frigideira, dê uma dourada nas tirinhas de frango. Eu prefiro fazer assim, pois não gosto daquele frango branquelão boiando na sopa… Pra mim, a sopa tem que ter cor bonita!

Sopa de batata-doce com gengibre 02

É hora de dar uma olhada nas batatas cozinhando. Se estiverem macias, você pode interromper o cozimento.

Rale o gengibre pra dentro da panela e acrescente aquele refogado de cebola e alho poró mais a pimenta calabresa e o iogurte. Com a ajuda de um mixer, bata tudo, até ficar tudo bem triturado. Se você não tiver mixer, pode ser num liquidificador, e se você quiser ela bem aveludada, vale a pena passar por uma peneira.

Adicione os pedaços de frango e cozinhe por alguns minutos, até engrossar bem.

Sirva com os pedacinhos de bacon por cima de tudo, como se fossem croutons :)

Sopa de batata-doce com gengibre 03Sabe qual é a melhor parte? É que rende muito, e dá pra fazer repeteco à vontade! :D

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Cheesecake de Nutella [da Nigella]

Posted: 17 Jul 2013 10:59 AM PDT

Eu não sei se já falei aqui, mas enfim: Eu nunca fui muito com a cara da Nigella. Não tenho muito como explicar… talvez seja aquele frufru todo, talvez seja aquele negócio de se fazer parecer estabanada.

Só que num dia desses, uma promoção de livros me fez mudar um pouco esse cenário. Dois livros da Nigella com preços muito bons. Comprei, pra ter como referência na biblioteca de casa.

Pois bem: Tentei uma receita de sorvete de morango que ficou terrível, muito difícil de dar o ponto, acabei perdendo um montão de morangos lindos, fora uma quantidade absurda de ovos.

Tudo bem, deixa pra lá. Eu acabei fazendo uma outra receita de sorvete de morango com o que eu tinha lá, que ficou de chorar, e logo mais eu venho mostrar pra vocês.

Só que ela teve mais uma chance, numa outra receita. E não é que dessa vez eu fui obrigado a dar a mão a palmatória? Olha só que coisinha linda:

Cheesecake de Nutella 02Essa receita apareceu num dia desses, trocando de canal, até que vi um novo programa dela, chamado Nigelíssima, onde ela passeia pela cozinha italiana. Eu tinha visto a Patrícia falando desse programa noutro dia, e realmente ele é muito bom.

O fato é que agora tenho assistido esse programa sempre que posso. Continuo achando a Nigella meio sonsa, mas já posso dizer que gosto dela! Ah, a receita? Vamos lá então!

Cheesecake de Nutella 03 A ideia é misturar cream chesse e Nutella, numa base que nem é assada. É um doce muito fácil de se fazer, não tem segredo nenhum e o principal: Não há quem não se impressione ao ouvir as duas palavrinhas mágicas, cheesecake e Nutella. Pra fazer, usei o seguinte:

  • 250 gramas de biscoitos maizena ou de leite (eu usei os de leite maltado da vaquinha, que sempre tenho em casa);
  • 75 gramas de manteiga sem sal;
  • 400 gramas de Nutella em temperatura ambiente;
  • 100 gramas de avelãs tostadas e picadas;
  • 500 gramas de cream cheese em temperatura ambiente;
  • 60 gramas de açúcar de confeiteiro.

Comece com a base: junte os biscoitos, a manteiga, uma colher (sopa) de Nutella e três colheres (sopa) de avelãs e triture tudo junto, com a ajuda de um mixer. Você deverá obter uma massa com textura arenosa, boa de se trabalhar.

Cubra uma assadeira de fundo removível, de mais ou menos 20 centímetros com essa massa e leve para a geladeira.

Agora, o recheio: bata o cream cheese com o açúcar de confeiteiro por cerca de 3 minutos. Adicione a Nutella restante e bata por mais uns dois minutos. Você deverá ter uma textura assim:

Cheesecake de Nutella 01

Coloque esse recheio por cima da base e leve para a geladeira por algumas horas. Remova o aro da assadeira, salpique as avelãs quebradinhas por cima de tudo e sirva!

Cheesecake de Nutella 04

Eu desconfio que a Nigella iria se apaixonar pelo jeito que eu servi a torta, com fitinha e tudo, num por do sol lindo desses, vocês não acham?

Cheesecake de Nutella 05

Fácil e prática, do jeito que eu gosto. Tá bom, Nigella, desta vez você me conquistou!

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Caponata [ou antepasto de beringela]

Posted: 16 Jul 2013 06:06 AM PDT

Existem coisas na cozinha, como tudo na vida, que ou você ama, ou você odeia.

E sou daquelas que levanta a bandeira daquilo que ama e quer convencer todos a gostarem também. Eu sempre digo isso da Caponata.

Digo isso porque o Lê é um dos meus amigos que não curte muito beringela, mas eu vivo tentando convencê-lo do contrário. Muitos deles eu posso dizer que consegui, e hoje adoram esse prato :P

A Caponata é um antepasto popular na Itália, onde a base normalmente é de beringela, que acrescentada a outros ingredientes, como pimentões, alcaparras, azeitonas, passas e azeite, muito azeite… Existem variações e adaptações de ingredientes, dependendo da preferência de quem o prepara: há quem acrescente tomates, alho, vinho, há quem tire os pimentões, enfim, uma receita bem versátil. caponata 1 Pra nós lá em casa, que adoramos beliscar antes das refeições,  faço sempre essa receita e todo mundo acaba por se deliciar com uma torradinha, ou pão, ou até mesmo como um acompanhamento das refeições, afinal, a combinação de aromas e sabores é pra mim das mais gostosas [e faceis de fazer] da cozinha.

A minha Caponata é feita desse jeito:

  • 3 a 4 beringelas médias;
  • 1 pimentão vermelho;
  • 1 pimentão amarelo;
  • 1 pimentão verde;
  • 2 cebolas cortadas em pétalas;
  • 1 cabeça de alho descascada;
  • 100g de uvas passas;
  • 150g de azeitonas pretas;
  • 150ml de vinagre balsâmico
  • Um bom azeite, em abundância;
  • Sal e pimenta do reino a gosto.

Corte as beringelas em cubos, lave e escorra a água, e numa assadeira junte a beringela, os pimentões cortados do jeito que preferir, as cebolas, o alho, e as uvas passas.

Regue com muito azeite, o vinagre balsâmico, o sal e a pimenta e leve ao forno a 180°C por aproximadamente 2 horas, ou até que os ingredientes estejam bem “assadinhos”.

Uma dica é colocar as azeitonas e as alcaparras, da metade pro final do processo, pois já são ingredientes mais molinhos e não precisam de tanto tempo no forno pra fixar os sabores.

caponata 5 - boost + acerto de brilho

Você pode servir quentinho logo que sai do forno, mas digo que, no dia seguinte fica muito mais gostoso!