cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Semana Otimismo que Transforma

Posted: 20 May 2011 07:32 AM PDT

Vamos falar sobre um assunto que esbarra diretamente na cozinha da nossa casa: Sustentabilidade.

É ali que preparamos nossos alimentos, que devem ser produzidos de maneira sustentável.

E é ali que produzimos grande parte do lixo da casa. Lixo, que deve ser pensado de uma maneira mais séria. Afinal, o problema, gravíssimo, é nosso.

Como alguém disse: “Quando a água desce do morro e alaga tudo, pois tudo está entupido de lixo, o problema do lixo mostra que é seu também”.

A convite do Instituto Coca-Cola, no último dia 17 visitei a ONG Doe Seu Lixo, no Rio de Janeiro, junto com outros blogueiros da rede Viva Positivamente.

Desde 2003 a Doe Seu Lixo, ONG que é ajudada pelo Instituto Coca-Cola, faz um trabalho com cooperativas de catadores de lixo com uma idéia genial: ajudar a criar um negócio rentável, fazendo com que pessoas tenham um emprego (sim, é um emprego, que dá muito orgulho pra quem o tem), gerem renda para o sustento de suas famílias, ao mesmo tempo que reduzem o impacto ambiental gerado pelo lixo.

O lixo, doado por empresas e residências, é coletado e distribuído para as Cooperativas, que têm sua administração, seus processos e condições de produção melhorados pela ONG. Os catadores de lixo passam a gerir o negócio como uma empresa, que lucra e passa a oferecer benefícios para quem trabalha lá. Esse lucro é bem maior para o trabalhador cooperado do que para o trabalhador autônomo, pois a cooperativa consegue preços de venda melhores, devido ao fato de conseguir vender o material reciclável em altos volumes. Neste mercado, é melhor ter volume de material garantido, do que ter um preço baixo dos produtos.

Isso aí, meus nobres… é sustentabilidade. Deu pra sacar?

Foi um dia fabuloso, em que podemos ter contato com a seleção dos materiais recicláveis, entender um pouco mais sobre a realidade dos catadores de lixo, aprender sobre o valor dos produtos no mercado de reciclagem, bem como ver algumas dicas sobre como separar o lixo em casa.

Algumas das dicas:

- você não precisa ter aquele monte de lixeiras coloridas em casa. Para materiais recicláveis, bastam duas: uma para papel limpo, que tem um valor maior que o sujo, outra para todos os outros materiais recicláveis. Não se preocupe em separar plástico, vidro, etc, pois as cooperativas já tem profissionais que farão isso.

- você não precisa lavar os materiais. Isso também será feito na cooperativa, de qualquer jeito. E aí, você terá desperdiçado água, nosso bem mais valioso.

- em seu estado, sua cidade, deve haver alguma cooperativa. Basta você procurar direitinho (a própria ONG Doe Seu Lixo pode te ajudar a encontrar) e entrar em contato com eles. Eles irão lá buscar seu material reciclável.

Agora, o aprendizado maior foi no depoimento de três mulheres: Alessandra, Sarita e Zilda.

(foto de @florfaz)

Todas catadoras de lixo,  mulheres muito fortes, que hoje são presidentes das cooperativas, mas que já estiveram lá no lixão sozinhas, por horas a fio, embaixo de chuva, frio ou calor, para poder ganhar algum trocado. Elas vivenciam essa realidade, que talvez seja muito diferente para nós, mas que está muito perto de todos. E vivenciam com muito orgulho, como fizeram questão de frisar.

Além de começar a pensar em coleta seletiva com mais carinho, a gente pode ajudar de um outro jeito: De 22 a 29 de maio, a Coca-Cola Brasil promove pela quinta vez a Semana Otimismo que Transforma, que em 2010 arrecadou R$ 5,8 milhões.

Parte da receita gerada pela venda de todos os mais de 150 produtos da empresa será revertida aos programas socioambientais do Instituto Coca-Cola Brasil.

Ou seja, pra gente participar e ajudar as organizações que fazem um trabalho tão sério e bacana, como a Doe seu Lixo, é bem simples: Tudo o que você tem que fazer é consumir os produtos Coca-Cola Brasil de 22 a 29 de maio. Uma forma muito gostosa de fazer uma boa ação, não é?

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário