Prato Fundo - Boletim Informativo

Prato Fundo - Boletim Informativo


Doce de Semolina (Sam Tatlisi)

Posted: 05 Jul 2011 08:03 PM PDT

Doce de Semolina (Sam Tatlisi)

Um dos doces mais simples e com mais nomes que já vi. Deve ser por isso que é mais conhecido como doce de semolina, é mais fácil de lembrar. Sem dizer que os outros nomes estão em árabe/turco que não são bem assim línguas fáceis.

Cheguei até a receita por causa de um trabalho sobre cozinha árabe, conserva vai, conversa vem. Ficou definido os pratos e a produção deste era minha responsabilidade. Muito chato ter que testar uma receita de umas das culinárias que eu mais gosto, né? ;)

Doce de Semolina (Sam Tatlisi)

Basicamente é só misturar tudo, dar o tempo de descanso e assar. Bem direto mesmo. Entretanto, é preciso atenção num ingrediente em particular: farinha de semolina.

As referências que tinha e como aponta Diego Barreto do ThinkFood, a farinha precisa ser grossa. Mesmo a fina sendo a variedade mais encontrada nos mercados, não serve para esta preparação. Adquiri a minha em loja de produtos árabes.

Doce de Semolina (Sam Tatlisi)

Como a Paula Cookie (The Cookie Shop) comentou que não deixou o doce dourar por receio de ficar ressecado. E ela estava certa. No forno doméstico para ficar com a superfície bem dourada o tempo de cozimento foi de 40 minutos, e o doce realmente fica mais seco. Entretanto, existe a calda para contornar isso.

Na primeira vez, assei num forno combinado com ventilação e demorou apenas 25 minutos. Ficou bem dourado e crocante em cima, e no meio mais úmido.

Agora, a calda. Existem duas possibilidades de ponto, vai depender do tipo de forno usado. No doméstico, sugiro que a calda fique mais líquida, uma calda simples com certa viscosidade. Porém, sem chegar ao ponto de fio que recomendo ao usar o combinado.

Pode parecer muita calda (líquido), mas o bolo absorve tudo. Quem realmente agrega sabor ao bolo é a calda por causa do suco de limão siciliano, nesse caso. Mas pode ser utilizado água de flor de laranjeira ou de rosas.

Tradicionalmente, o doce é finalizado com uma amêndoa central em cada pedaço. Nessa versão resolvi utilizar as amêndoas laminadas. E depois do puxão-de-orelha do mr. Diego-Brimo: o doce é uma delícia. Surpreende devido a simplicidade.

Doce de Semolina (Sam Tatlisi)

Doce de Semolina (Sam Tatlisi)

Adaptado de Doce de Semolina e O doce de mil nomes.
Rendimento: 16-24 pedaços (depende do tamanho)

Ingredientes: BOLO

  • 500g farinha de semolina grossa
  • 400mL leite integral temperatura ambiente
  • 250g açúcar refinado
  • 120g manteiga sem sal derretida
  • 3g fermento químico em pó
  • Raspas de um limão siciliano grande
  • Tahine (pasta de gergelim) para untar a assadeira (~25g)
  • Amêndoas laminadas para forrar (~30g)
  • Amêndoas inteiras sem casca para decorar ou laminadas (~50g)(veja Remover Casca de Amêndoas)

Ingredientes: CALDA

  • 600mL água
  • 250g açúcar cristal
  • Suco de um limão siciliano grande

Modo: BOLO

  1. Num recipiente (que tenha tampa) junte a semolina grossa, açúcar refinado, fermento químico em pó, as raspas de limão. Misture.
  2. Junte o leite e a manteiga derretida, acrescente aos secos e mexa bem.
  3. Tampar o recipiente e reservar na geladeira por 12 horas.
  4. Após, pré-aquecer o forno em 180-190ºC.
  5. Untar uma assadeira de 30x20cm com o tahine e salpicar as amêndoas laminadas. Transferir a massa para a assadeira e nivelar. Neste momento deve ser colocadas as amêndoas inteiras ou as laminadas.
  6. Forno doméstico: assar em 180-190ºC por cerca de 35-40 minutos e para ficar bem dourado aumentar a temperatura para 200ºC nos 5-10 minutos finais.
  7. Forno Combinado com Ventilação: assar em 185ºC por 20-25 minutos no modo seco.
  8. Remover do forno e colocar a calda.

Modo: CALDA

  1. Numa panela, juntar a água e o açúcar cristal. Levar ao fogo médio, o ponto de cozimento pode variar de uma calda simples (~10-15 minutos) até ponto de fio (~20-25 minutos).
  2. Quando atingir o ponto, retirar do fogo e reservar por 10 minutos antes de acrescentar o suco de limão.

Observação
- Massa na forma: o tempo de descanso da massa na geladeira pode ser feito com ela já na assadeira (untada e salpicada de amêndoas laminadas). Preferi usar um outro recipiente por causa de espaço.

Doce de Semolina (Sam Tatlisi)

Outras Sugestões:

  1. Monkey Bread (Pão Doce)
  2. Base para Torta Doce (Maisena)
  3. Doce de Padoca: Sonho

Siga o PratoFundo no Twitter: @pratofundo.
Vire no Facebook: facebook/pratofundo.


0 Response to "Prato Fundo - Boletim Informativo"

Postar um comentário