cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Brandade de bacalhau e a cozinha pequena ficando… maior!

Posted: 04 Jul 2011 07:21 AM PDT

Nos primórdios da internet, eu fazia novas amizades pelo IRC e foi de lá que surgiram meus melhores amigos até hoje. Mas nos dias atuais, pelo menos pra mim, o twitter substituiu o IRC nesse quesito, e foi através dele que nos últimos tempos conheci várias pessoas lindas e queridas e que em pouco tempo ganharam o espaço de uma cobertura triplex com piscina no meu coração.

Eu já conhecia e adorava o Cozinha Pequena, mas nunca tinha conversado com o Leandro e nem com a Debora. E foi assim, pelo twitter, que troquei minhas primeiras palavras com o Leandro. Em 140 caracteres já descobrimos muitas coisas em comum, começando pelo fato de morarmos muito próximos.
Em pouquíssimo tempo e por causa de uma receita de brandade de bacalhau, a conversa evoluiu de uma ferramenta para outra (twitter – gtalk) e logo em seguida, finalmente saimos do virtual e pudemos nos conhecer pessoalmente.
Fizemos uma reuniãozinha na minha casa e eu imagino que assim que o Leandro colocou os pés na minha cozinha, constatando o fato de que ela é pequena, muito pequena, surgiu a idéia na cabeça dele de me chamar pra ser mais uma editora do blog!

Eu imediatamente aceitei o convite, mas por várias mudanças drásticas em minha vida, acabei abortando a idéia. Mas alguns meses depois, já com essas tais mudanças resolvidas, ele novamente me convidou e eu, claro, novamente aceitei!

Mas foi apenas depois disso tudo que eu finalmente pude conhecer a Debora pessoalmente. E a afinidade que tivemos foi tão incrível que parecia que já nos conhecíamos desde sempre!
E, mais do que nunca, me senti totalmente em casa sendo a nova integrante do Cozinha Pequena. Tão em casa, que eu poderia sentar no sofá, colocar os pés na mesa de centro, mudar os canais da TV e ainda pedir uma cerveja!

Então leitores queridos, prazer, eu sou a Renata, a mais nova integrante do Cozinha Pequena! E aos poucos, entre contos e receitas, contarei mais sobre mim, assim como grandes amigos se conhecendo.

E como receita de estréia, não poderia escolher outra que não fosse a brandade de bacalhau, pois afinal, foi por causa dela, que eu vim parar aqui.

A brandade de bacalhau (brandade de morue) é um prato do sudoeste da França e não é nada mais, nada menos do que um… purê de batata com bacalhau. É simples, mas é incrivelmente bom, especialmente se acompanhado de pãozinho crocante, entre pessoas queridas!
E aos meus novos lindos companheiros de blog, Debora e Leandro, só tenho à agradecer por tudo: pelas risadas, pelas caipirinhas, pelas sopas, pelas cervejas, pelas conversas, pela carne louca… e é claro, pelo convite!

E que tudo isso só multiplique!

Brandade de Bacalhau
(desse livro lindo)

Ingredientes:
- 450g de bacalhau desfiado
- 2 cabeças de alho, cortadas ao meio e sem a casca de fora
- 2 bouquet garni com: 2 folhas de louro, 1 ramo de alecrim e alguns raminhos de tomilho
- 250ml de água
- 500ml de leite integral
- 125ml de azeite de oliva extra virgem
- 450g de batata, pesadas sem a casca e cortadas em 4
- 125ml de creme de leite fresco, aquecido
- sal e pimenta do reino

Preparo:
Comece dessalgando o bacalhau no dia anterior. Cada pessoa tem um metódo infalível para dessalgar o dito cujo, mas a minha maneira é simplesmente deixando de molho em água na geladeira, trocando a água quando passar pela cozinha pra ir beber água ou quando abrir a geladeira pra pegar um pedaço de bolo, até o bacalhau ficar completamente sem sal. Com ele desfiado, 24hs de molho com algumas trocas de água é tempo suficiente pra ele perder totalmente o sal.

No dia seguinte, retire o bacalhau da geladeira e escorra. Coloque o bacalhau numa panela, junto com o leite, uma cabeça de alho, um bouquet garni e 250ml de água e cozinhe em fogo baixo até o bacalhau começar a se despedaçar, aproximadamente de 8 a 12 mninutos. Retire do fogo e escorra. Descarte o leite e reserve o bacalhau. Quando o bacalhau estiver frio o suficiente pra manuseá-lo, desfie-o com as mãos.

Enquanto isso, numa panela pequena e de fundo grosso, coloque o azeite com o bouquet garni e a cabeça de alho restante. Num fogo muito muito muito baixo, aqueça lentamente o azeite, por uns 10 minutos, para aromatizá-lo. Faça como a Palmirinha e não atenda o telefone nem a campainha, fique de olho no azeite pra não deixá-lo aquecer em demasia. Depois de 10 minutos, passe o azeite por uma peneira, descartando o alho e o bouquet garni e reserve.

Cozinhe as batatas em água salgada até ficarem macias.

Quando as batatas estiverem bem cozidas, passe-as por uma peneira*. Coloque o bacalhau e as batatas na tigela de uma batedeira e usando a pá, bata em velocidade baixa somente até incorporar. Adicione o azeite aromatizado, seguido dos 125ml de creme de leite fresco aquecido. Bata de novo, somente até misturar tudo. Transfira para um bowl e sirva quentinho, com pãozinho.

*o ideal, seria passar as batatas por um tamiz, que é uma peneira com furinhos ultra mega pequeninos, mas que apesar da textura ficar incrível, dá um trabalhão danado e nem todo mundo tem em casa. Mas caso você tenha um tamiz, temp0 e braços fortes, recomendo usar!

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário