cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Sopa creme de mandioquinha

Posted: 22 Aug 2011 07:23 AM PDT

Alguém anotou a placa desse frio congelante? Feliz de quem pode comemorar um solzinho, porque aqui em São Paulo, estamos vivendo um inverno muito gelado!

E nada como uma sopinha para aquecer o corpo e a alma, não é?

Essa é uma receita que nos leva à primeira infância… é uma sopa cremosa com gosto de "comfort food", ou como prefiro chamar: comida para alimentar a alma!

Você vai precisar de:

- 800 g de mandioquinha
- 1l (aproximadamente) de água ou caldo de legumes (ou de frango, se preferir)
- 1 pedaço de gengibre descascado (do tamanho de uma colher de chá)
- 2 colheres (sopa) de azeite comum
- ½ cebola picada
- Sal a gosto

- Coalhada seca para acompanhar e crisps de alho poró para decorar

Aqueça uma panela e refogue a cebola no azeite. Acrescente a mandioquinha picada, o caldo fervente, o pedaço de gengibre e deixe cozinhar bem. Quando estiver bem cozido, retire o pedaço de gengibre e bata a sopa no liquidificador, até formar um creme espesso. Volte o creme à panela, acrescente mais água ou caldo se for necessário. Como a mandioquinha é bastante cremosa e espessa, dependendo de quanto caldo ou água absorver, após bater no liquidificador, o resultado pode ser o de um purê. Por isso, eventualmente, será necessário acrescentar mais caldo para que esse purê se dilua e atinja a consistência de uma sopa bem cremosa. Adicione o sal e sirva bem quente.

À parte, faça fatias bem finas de alho poró e frite-as em óleo. Quando estiverem douradinhas, escorra e seque-as em papel absorvente.

Para decorar, gosto muito de substituir queijos por uma colherada de coalhada seca, que combina muito bem com esse tipo de sopa.

Salpique os crisps de alho poró e sirva imediatamente.

Dá até vontade de torcer pro inverno durar bastante!!

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário