cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Gastronomia responsável com alfajor de quinua e doce de leite

Posted: 06 Oct 2011 04:50 AM PDT

Quando você pensa em gastronomia responsável, o que vem na sua cabeça? Na minha, vem o uso de ingredientes orgânicos e regionais, o não uso de espécies em extinção e receitas sem desperdício. E é exatamente isso que o site Gastronomia Responsável propõe.

O movimento Gastronomia Responsável, idealizado pela Fundação Grupo Boticário de proteção à Natureza convida, inicialmente, chefs de cozinha curitibanos a criarem pratos que unem alta gastronomia e a conservação da natureza, onde uma parte do valor dos pratos vendidos é revertida para as ações de conservação da natureza da Fundação Grupo Boticário. Dos restaurantes participantes, eu conheço o Gepetto Pizza & Cucina e posso afirmar que não é a toa que o restaurante já foi eleito pela Veja, por 4 anos consecutivos, como a melhor pizza de Curitiba! E lá você pode pedir uma pizza individual com brie e carcciofi para colaborar com o movimento.

O site Gastronomia Responsável também nos convidou para realizar uma das receitas que eles sugerem na área de receitas! Vale à pena conhecer, lá tem muitas opções de preparos com produtos orgânicos e sugestões de reaproveitamento de alimentos que sempre devem estar à mão na cozinha.

Escolhemos a receita de alfajor de quinua, que utiliza o princípio do uso de alimentos orgânicos. Mas quando lemos a receita, tivemos a idéia de transformar o alfajor numa sobremesa rápida e fácil, apenas deixando uma base de massa, cobrindo com o doce de leite e o coco, como uma tortinha, perfeita para encerrar uma refeição! E o mais bacana, é que além da massa ser super gostosa, essa é uma receita que não contém glúten, sendo apropriada para pessoas com doença celíaca.

Alfajor (ou tortinha) de quinua com doce de leite e coco

Ingredientes:

- 250g de manteiga sem sal, amolecida;
- 3 gemas;
-100g de açúcar;
- 1 xícara de amido de milho;
- 1 xícara de fécula de batata;
- 2 colheres de chá de fermento em pó;
- 1/4 de xícara de farinha de quinua orgânica;
- 1 colher de sopa de raspas de casca de limão;
- 1 colher de sopa de essência de baunilha;
- 1 pote de doce de leite;
- 1 coco fresco ralado ou um pacotinho de coco seco em flocos;

Preparo:

Misture o amido de milho, a fécula de batata e o fermento. Em um recipiente, bater as gemas uma a uma com a manteiga e o açúcar até formar um creme. Adicionar a essência de baunilha e aos pouco ir adicionando o amido e a fécula, a farinha de quinoa, as raspas de limão e misturar.

Coloque a massa com numa assadeira untada (usamos uma quadrada, com 25cm) e coberta com papel manteiga e asse em temperatura média até que a massa esteja cozida e não escura. Retire do forno e reserve até esfriar. Com ajuda de um cortador, corte a massa em círculos. Cubra cada círculo com uma colher de doce de leite e decore com o coco ralado por cima.

Se desejar fazer um alfajor, como o site propõe, asse a massa numa assadeira maior, deixando a massa com 1cm de espessura. Corte a massa com um cortador redondo e recheie com o doce de leite e o coco, cobrindo com outro círculo de massa, como um sanduíche.

Conheça mais sobre o trabalho da Fundação no site, TwitterFacebook. E lembrando que para acessar essa receita de alfajor e mais outras receitas bacanas e com o propósito do movimento Gastronomia Responsável, acesse aqui!

 

 

 

 

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário