cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Bolo de Mexerica [e aprendendo a anotar receitas direito]

Posted: 18 Oct 2011 03:59 AM PDT

Eu nunca fui muito boa em guardar receitas.

Então, quando estou ali na cozinha e bate aquela inspiração momentânea ou quando de uma hora pra outra resolvo mudar totalmente uma receita, pra depois não esquecer o que fiz, saio anotando rapidamente a receita no primeiro pedaço de papel que encontro pela frente ou, como acontece com mais frequência, anoto nos azulejos da minha cozinha!

Mas não dou duas horas para aquele pedaço de papel, normalmente engordurado, com alguma comida grudada e com um garrancho, se perder pela minha cozinha, ser levado por duendes ou ir brincar de esconde-esconde no mesmo lugar onde ficam os elásticos de cabelo perdidos! E no azulejo não é diferente: apesar de não ter como os duendes tirarem o azulejo de lá, em pouco tempo a caneta começa a borrar ou meus filhos resolvem desenhar por cima.

Por causa disso já perdi muitas receitas. Uma delas, era a de um bolo de mexerica que eu fiz no final de 2008. Era uma tarde chuvosa e tinha acabado a energia. Eu não estava na minha casa, mas estava decidida a fazer um bolo de mexerica. Sem internet pra pesquisar ou livros pra folhear, escrevi meio de cabeça uma receita padrão de bolo, fiz e ficou uma exatamente o bolo de mexerica que eu estava com vontade de comer naquele dia. Repeti o bolo mais uma vez naquela semana, e como era de se esperar, perdi (ou o duende levou) o papel onde eu tinha anotado a receita.

Quase 3 anos depois, pego, despretensiosamente, uma revista antiga de gastronomia para folhear e o que encontro no meio das páginas? A receita do bolo de mexerica! No mesmo dia, comprei mexericas para fazer o bolo! E ficou exatamente como o bolo daquele finalzinho de 2008!

Mas dessa vez, pra não marcar bobeira, anotei a receita do bolo de mexerica no novo aplicativo da Sadia, o Meu Livro de Receitas.

Através desse aplicativo, que funciona como uma rede social de culinária, você pode trocar, ver e comentar as receitas dos seus amigos, assim como salvar suas receitas favoritas, incluindo fotos e até mesmo vídeos. E tudo isso, através do Facebook!

Outra vantagem do aplicativo Meu Livro de Receitas da Sadia, é que através dele fica super fácil encontrar sugestões de pratos para o dia-a-dia, desde entradas e petiscos, passando por pratos principais e sanduíches, até sobremesas e outros docinhos. Ou até mesmo em categorias que você mesmo pode incluir!

Acessem o Meu Livro de Receitas da Sadia e cadastrem suas receitas preferidas, compartilhe com os amigos e não perca mais receita nenhuma anotada em papelzinho!

E como receita de estreia, vocês podem colocar essa de bolo de mexerica, que é bem gostosa e uma delícia pra comer no lanche da tarde.

Bolo de Mexerica

Ingredientes
- 250ml de suco de mexerica; 
- 125ml de óleo;
- 125ml de leite;
- 4 ovos; 

- 2 xícaras de farinha;
- 1 e 3/4 de xícara de açúcar;
- raspas de uma mexerica;
- 1 colher de sopa de fermento em pó; 

Preparo:
Numa tigela grande, misture a farinha e o açúcar. Em outra tigela, misture o suco, o leite, o óleo e os ovos e as raspas de mexerica. Adicione essa mistura líquida nos ingredientes secos e mexa com uma colher de pau até a massa ficar homogênea. Acrescente o fermento, mexa e coloque a massa numa forma redonda  de 24cm com furo no meio, untada e polvilhada. Asse em forno médio, 180C.

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário