cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Chocolate quente sem lactose

Posted: 03 Nov 2011 06:20 AM PDT

Na última consulta com minha médica, tomei um choque! Ela me pediu para eu tentar fazer um regime de 90 dias, numa dieta sem glúten e sem lactose. Ela desconfia que alguns processos auto-imunes que eu desenvolvi durante a vida se devem à uma intolerância à lactose, que tenha se transformado em uma alergia crônica.

Eu ainda não comecei, por completa falta de coragem… e por saber que só quem tem uma restrição alimentar séria como a intolerância à lactose, ou outros problemas crônicos que atingem diretamente a alimentação, como os diabéticos (minha mãe é um exemplo) ou os celíacos, pode entender como é difícil ter vontade de comer alguma coisa e não poder… ou não encontrar um sabor similar, com substitutos à altura do "original".

É o caso da Victoria, do blog Borboletando… Acompanhei pelo seu twitter a  sua busca pelo chocolate quente perfeito, mas que não utilize leite – ou melhor dizendo, lactose – em sua receita.

A Vic, sem ter encontrado essa opção em cafeterias, não desistiu… foi lá e fez a sua receita! E quando anunciou o feito no twitter, não resisti e pedi logo a receita para reproduzi-la!

E cá está uma receita honestíssima, de um "verdadeiro" chocolate quente sem lactose!

Fiz a medida para uma xícara apenas, para que você que tem a mesma restrição não se faça de rogado e saiba que é possível, sim, ter a "sua" xícara sem lactose, em porção única e especial:

- 100 ml de leite de soja
- 1 colher de café de amido de milho
- 2 colheres (sopa) de chocolate em pó

Misture todos os ingredientes, dissolvendo bem o amido e o chocolate, e leve para ferver, em fogo brando. Espere engrossar lentamente. O líquido vai levantar fervura, por isso, é melhor prepará-lo em um recipiente alto. Vá mexendo sempre. Quando a textura estiver cremosa, desligue o fogo e coloque o líquido ainda quente no liquidificador. Bata rapidamente, apenas para deixá-lo mais aerado, e esfriar ligeiramente.

Sirva imediatamente. Salpique canela em pó se gostar e adoce se quiser, mas não é necessário.

Vou ser sincera: não senti diferença para o chocolate quente feito com leite integral, não!

E vocês, não tem receitinhas como essa para me ensinar? Eu vou precisar! Mande sua receitinha (sem glúten ou sem lactose) para o Cozinha Pequena, no link Envie sua Receita. Prometo que vou testá-las, e se aprovar, elas viram post no blog! :)

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário