cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Bolo de banana com castanha do pará

Posted: 23 Nov 2011 09:28 AM PST

Preciso fazer uma confissão que vai fazer você continuar ou não a leitura desse post:

“eu não gosto de banana”

 

E você vai dizer: “Mas como? Banana está na mesa do brasileiro, vai bem num purê, doce, fritinha, in natura…” Pois é. Todo mundo adora, mas eu não.

Porém, essa receita me conquistou! Ela é  especial para quem pratica esporte, principalmente corrida ou ciclismo. E como tenho me aventurado por aí com minha bike ultimamente, eis aí um excelente pretexto para levar um lanchinho depois do passeio ou treino!

Abre parênteses:

Antes de qualquer dica sobre receitas ou dietas, é preciso lembrar que cada um de nós somos e temos características muito particulares e metabolismos diferentes. Para ter uma orientação adequada sobre o tipo de dieta alimentar que se deve seguir, de acordo com os objetivos a se alcançar com as modalidades esportivas praticadas, consulte sempre um nutricionista.

Somente alguém capacitado para avaliar suas condições físicas poderá sugerir uma dieta correta e verificar as necessidades nutricionais que você deve suprir para ter um melhor rendimento de suas atividades esportivas.

Fecha parênteses.

Para quem gosta de correr, é perfeito para ser consumido até 30 minutos depois do treino, porque essa receita contém carboidratos de alto índice glicêmico e proteínas. E está publicada no livro "A Dieta do Corredor", de Suzana Bonumá, Ed. Academia (2010). Para quem tiver interesse no tema, é uma ótima pedida.

Como a autora do livro diz, é uma "ótima opção para compor um café da manhã pós-treino com leite ou iogurte". Como eu não resisto, incluo na sugestão um pouquinho de mel, que fica perfeito com o ingrediente principal da receita – a banana.

Pra fazer, você vai precisar de:

- 2 ovos inteiros;
- 2 xícaras (chá) de açúcar mascavo;
- 1 colher (chá) de canela em pó;
- 1 xícara (chá) de óleo vegetal;
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
- 1 colher (café) de bicarbonato de sódio;
- 1 colher (chá) de fermento em pó;
- 4 bananas-prata picadas;
- 1 pires de castanha-do-pará picadas grosseiramente.

Bata os ovos ligeiramente e, em seguida, acrescente o açúcar, o óleo, a farinha, a canela, a banana picada e as castanhas.

Misture bem os ingredientes, pois a massa deve ficar com uma consistência bem pesada.

Depois, adicione o bicarbonato e o fermento e misture delicadamente.

Leve ao forno médio em forma untada e polvilhada com açúcar e canela e deixe assando por aproximadamente 50 minutos.

Para ser bem sincera, no momento, eu estou correndo até esse bolo para comer! NHAMI!

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário