cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Batata assada [do Leandro] do jeito que eu gosto

Posted: 30 Nov 2011 03:18 AM PST

Eu conheci o Lê pelo twitter, como contei no meu primeiro post no cozinha pequena. E mesmo depois de mil jantares e banquetes planejados pela internet, no nosso primeiro encontro em carne, osso e fome, comemos esfihas do Turquinho, apelido carinhoso de um restaurante árabe que tem aqui do lado da minha casa. Meses se passaram até que eu comesse a comida dele pela primeira vez.

Até que numa sexta-feira, eu, a Deh e nossos respectivos filhotes fomos para um jantarzinho na casa dele. No cardápio, duas coisas que fazem roncar meu estômago por mais que eu tenha acabado de comer um cavalo: picadinho de carne e batata assada.

Saindo do elevador, por mais que eu nunca tivesse ido à casa dele, já dava pra saber pra qual direção ficava o apartamento, só seguindo o faro da comida, igual o Pica-Pau fazia nos desenhos! Conversas, risadas e algumas caipirinhas depois, as primeiras batatas sairam do forno. Coloquei algumas no meu prato e coloquei algumas para os meus filhos também. Como eu falo mais que a boca, demorei um pouco para começar a comer. E logo em seguida, ouvi meu filho mais velho se aproximando, ainda de boca cheia, falando: “Manhê, chomp chomp, quero mais, chomp, batata!”.

Ainda surpresa por ele ter comido tão depressa, coloquei mais algumas batatas no seu prato e finalmente parei de falar para provar a tal batata. Na primeira mordida, entendi porque meu filho comeu tão esganado: que batata gostosa! (foi difícil não escrever um palavrão no lugar do ‘gostosa’!).

E para preparar a batata preferida do meu filho, é muito simples: comece lavando bem algumas batatas pequenas. Corte-as ao meio, no sentido longitudinal e cozinhe em água salgada até que fiquem apenas macias, al dente, e não molengonas. Escorra as batatas e coloque-as numa assadeira, com o lado cortado para cima. Numa tigela pequena, coloque azeite, zaatar, raspas finas de limão ou de laranja, alho moído (nesse caso, usamos o tempero delícia que a mãe da @danyvalente faz, que leva alho, cebola, óleo e pouco sal, tudo bem trituradinho, com cara de tempero de vó!), pimenta caiena sal. Misture até formar uma pastinha. E se tiver alguma ervinha sobrando, como alecrim ou tomilho, coloque, pois ficará ainda melhor! Pincele essa pastinha por cima das batatas e leve ao forno quente, pré-aquecido, até que elas fiquem bem macias e lindamente douradas.

Depois é só servir e ouvir os comensais pedirem por essas batatinhas todos os dias!

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário