cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Bolo de nozes e papo-de-anjo

Posted: 26 Jan 2012 05:56 AM PST

Há 18 anos, comi o melhor bolo da minha vida. Tudo começou na rua onde eu morava quando criança. Estudava de manhã, e como toda pré-adolescente faminta, chegava da escola na hora do almoço com um buraco negro no estômago, de tanta fome. Num belo dia, a pouquíssimos metros da minha casa, senti um cheiro delícia de bolo, mas nem procurei saber de onde era. Só imaginei que o dono da casa era alguém com sorte, por ter bolo saindo do forno em plena hora do almoço. No outro dia, no mesmo lugar, o mesmo cheiro. E no outro, no outro. Aquilo era quase que uma tortura pra mim, porque a casa ficava bem no final do trajeto escola-casa, já no ápice da minha fome.

Depois de vários dias passando por ali, perguntei aos meus pais se eles sabiam porque aquela casa cheirava doce todos os dias. Eles me contaram que recentemente abrira uma fábrica de bolos, doces e salgados para festa naquele lugar. Meses depois, aquele cheiro todo se materializaria finalmente na forma do meu bolo de aniversário.

Algumas poucas semanas antes do meu aniversário, minha mãe chegou com um folheto da tal confeitaria, me pedindo para escolher o sabor do meu bolo. Meu pai, já saiu logo na frente, falando: “escolhe esse aí de papo-de-anjo, é o melhor do mundo!”. Quê? Eu nunca tinha ouvido falar em papo-de-anjo e  também não entendi direito a explicação do meu pai sobre o que se tratava, mas ele me disse que eu não me arrependeria. Mas isso bastou para minha escolha.

E o dia da festa chegou. Meu pai fez o lanche de pernil que eu tanto adorava, com mini pão francês dentro do saquinho de papel e tinha também guaraná, coxinha, meus vizinhos e melhores amigos e Ace of Base – The Sign, tocando (era 1994 e só tocava essa música em 1994). Até que chegou aquele momento mais constrangedor do mundo, o de cantar parabéns (tenho fobia de pessoas cantando parabéns pra mim). Depois de morrer de vergonha dez vezes com a cantoria e em seguida morrer de vergonha mais vinte, com aquele bando de gente cantando “com quem será”, finalmente pude cortar o bolo, mas fazendo pedido e cortando o bolo de baixo pra cima pra subir na vida, como ato final daquele  ritual constrangedor.

E aí, como boa anfitriã, fiquei lá distribuindo rapidamente os pratinhos de bolo para os meus convidados (rapidamente, estilo linha de produção chinesa), só pra poder chegar logo a minha vez de comê-lo. E chegou minha vez. E logo na primeira garfada, me dei conta de que aquele era o bolo mais incrível que eu já tinha comido em toda a minha vida de 10 anos. Era pão-de-ló branco, coberto com papo-de-anjo, pão-de-ló de chocolate, algum outro recheio cremoso que não lembro, mais uma camada de pão-de-ló branco e finalmente coberto com marshmallow, fios de ovos e frutas.

Meu pai, sempre precavido (ou conhecendo a filha faminta que tinha), encomendou uma quantidade bem maior de bolo do que era necessário, e por isso, sobrou bastante. Mas como em toda festa infantil feita em casa, a hora de dar tchau sempre era seguida de: “ahhh, já vai? leva um pedacinho de bolo!”. Mas eu queria ficar tanto com aquele restante de bolo só pra mim, que cochichei umas 27 vezes para a minha mãe, falando para ela parar de ficar dando meu bolo, porque ele era meu (só meu, meeeeu, mwahaha!).

No dia seguinte, pulei da cama como se fosse manhã de Natal, quando gente pula cama correndo pra brincar com brinquedo novo. Só que era pelo bolo. Desci as escadas e fui correndo pra cozinha pegar um pedaço dele. E continua sendo manhã de Natal a cada vez que eu repito essa receita!

Dezoito anos depois, meu filho mais velho fez o seu oitavo aniversário. Fiz esse bolo numa festa surpresa, simples, decidida e organizada de um dia para o outro. E rodeado das pessoas que mais gostamos, vi meu filho se emocionar na hora da surpresa. Ele me disse que é o melhor bolo que ele já comeu. Agora é só esperar 18 anos pra ver se esse realmente foi o melhor bolo da vida dele.

Bolo de nozes e papo-de-anjo

pão-de-ló de nozes – rende 3 camadas de bolo de 20cm (adaptado daqui)
- 160g de farinha de trigo;
- 30g de amido de milho;
- 1/4 de colher de chá de sal;
- 70g de nozes processadas;
- 60ml de óleo vegetal;
- 30ml de óleo de nozes;
- 6 ovos;
- 2 gemas;
- 225g de açúcar;

Unte com manteiga e polvilhe com farinha 3 formas redondas de 20cm*.
Numa tigela, coloque o amido, a farinha e o sal. Peneire essa mistura 3 vezes, adicione as nozes, misture e reserve. Coloque o óleo numa tigela grande e também reserve.
Coloque os ovos, as gemas e o açúcar na tigela da batedeira e leve ao banho maria, mexendo constantemente com um fouet, até que essa mistura atinja 34oC num termômetro culinário. Se você não tiver um termômetro, teste se está bom pegando um pouco da mistura e esfregando-a entre os dedos. A mistura deve estar lisa e os grãos de açúcar devem ter se dissolvido por completo.

Coloque essa mistura na batedeira e bata em velocidade máxima até que triplique ou até quadruplique de volume. Para testar se você já bateu o suficiente, levante o batedor da batedeira. A massa quando cair, deve formar fitas na supercífie e não afundar.

Coloque  1/3 da mistura de farinha na mistura de ovos e com o auxílio de um pão duro, agregue delicadamente, de baixo para cima, até que se misture por completo. Repita esse processo por mais 2 vezes.

Pegue mais ou menos 1 xícara da massa, e coloque na tigela reservada com o óleo. Misture bem, até que fique totalmente homogêneo. Volte essa mistura para a massa, e agregue com o pão duro, também mexendo de baixo para cima, até que se misture por completo.

Distribua a massa igualmente entre as 3 formas untadas e reservadas e leve ao forno pré-aquecido em 180oC. Asse até que, colocando o dedo na superfície do bolo e apertando um pouco, a massa volte e não afunde e o bolo começe a se desprender da lateral da forma. Ou faça o teste do palito.

Retire os bolos do forno e deixe esfriar uns 5 ou 10 minutos. Com o auxílio de uma espátula pequena ou de uma faquinha, desprenda toda a lateral do bolo, com cuidado. Deixe os bolos na própria forma até que esfriem por completo.

Dica: O ideal para esse tipo de bolo, é assar a massa num dia e recheá-lo no dia seguinte.

*caso não tenha 3 formas desse tamanho, o ideal seria dividir a receita em 3 e assar os bolos um por um.

recheio de nozes (daqui)
- 2 ovos
- 1 gema;
- 150g de açúcar;
- 45g de farinha de trigo;
- 250ml de leite integral;
- 60g de nozes processadas;
- 45g de manteiga sem sal;
- 1 colher de chá de extrato de baunilha;

Coloque o leite numa panela e leve-o para aquecer. Enquanto isso, bata na batedeira os ovos, a gema e o açúcar até que vire um creme esbranquiçado. Coloque a farinha e bata até ficar homogêneo. Quando o leite estiver quase fervendo, retire a panela do fogo e com cuidado, coloque o leite na mistura de ovos, com a batedeira ligada na velocidade mais baixa. Assim que colocar todo o leite, verta a mistura para panela e leve ao fogo baixo novamente, mexendo constantemente até que engrosse, uns 2 ou 3 minutos. Desligue o fogo, acrescente a manteiga, as nozes e o extrato de baunilha. Coloque o creme numa tigela e cubra-o diretamente com plástico filme e leve a geladeira até que se esfrie por completo.

recheio de papo-de-anjo (para uma forma de 20cm)
- 8 gemas;
- 200g de açúcar;
- 250ml de água;
- 1 colher de sopa de cachaça envelhecida (opcional);
- 1 pau de canela pequeno (opcional);

Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma redonda de 20cm. Bata as gemas na batedeira, em volocidade alta até que vire um creme bem fofo e espesso. Coloque as gemas na forma e leve ao forno pré-aquecido em 180oC, até que asse por completo. Para saber se assou, faça o teste do palito. Enquanto isso, coloque  o açúcar e a água numa panela e leve ao fogo alto, até que atinja o ponto de fio fino (aquele onde a calda começa a borbulhar nas laterias da panela e quando você colocar um pouco da calda num copo com água, ela se desfaz imediatamente) ou 103oC num termômetro culinário.

Quando a calda estiver pronta, desligue o fogo e reserve por 10 minutos. Faça furos com um garfo em toda a superfície do bolo de gemas. Coloque toda a calda na forma e reserve até a hora de montar o bolo.

cobertura de marshmallow
- 300g + 2 colheres de sopa de açúcar;
- 2/3 xícara de água;
- 2 colheres de sopa de glucose de milho;
- 6 claras;
- 1 colher de chá de extrato de baunilha;

Coloque os 300g de açúcar, a água e a glucose de milho numa panela e leve ao fogo médio até que atinja 110oC (ponto de bala mole). Quando a calda estiver quase atingindo a temperatura desejada, bata as claras em neve. Assim que as claras ficarem brancas, com a batedeira em velocidade alta, coloque as duas colheres de sopa de açúcar restantes, uma de cada vez.

Quando a calda atingir 110oC, retire-a do fogo e com cuidado, despeje-a em fio nas claras, em velocidade média. Assim que colocar toda calda, aumenta a batedeira para a velocidade máxima, batendo até o bowl da batedeira esfriar por completo, mais ou menos 7-8 minutos. Coloque o extrato de baunilha e bata somente até misturar. Use imediatamente.

calda para molhar o bolo
- 200g de açúcar;
- 250ml de água;
- 2 paus de canela;

Coloque todos os ingredientes numa panela pequena e assim que levantar fervura, desligue o fogo. Transfira a calda para um recipiente, junto com os paus de canela e espere esfriar completamente antes de usá-la.

montagem
Fazer  bolos de camadas não é difícil, mas o processo é um pouco longo e ter tudo organizado é fundamental para você não arrancar os cabelos de nervoso. Para ficar mais fácil e não te enlouquecer na hora da montagem, siga esse passo-a-passo, com a ordem das etapas:

No dia anterior que você vai servir o bolo:
- começe fazendo as 3 genóises.
- enquanto os bolos estão no forno, faça o creme de nozes e a calda para molhar o bolo.
- retire os bolos do forno, espere que esfrie, descole os bolos das laterais e cubra com plástico filme, diretamente nas formas.
- cubra também o creme de nozes com plástico filme, diretamente colado em sua superfície e guarde a calda na geladeira, num recipiente bem fechado (calda de açúcar absorve odores facilmente, então cubra bem pra não arriscar molhar seu bolo com calda cheirando geladeira!)

No dia se servir o bolo:
- Na hora da montagem, retire o creme de nozes e a calda da geladeira. Faça o papo-de-anjo e assim que ele ficar morno, proceda com a montatem da seguinte forma:

1. no prato onde for servir o bolo, coloque um disco de papelão ou o fundo de uma assadeira removível em baixo (ajuda para sustentá-lo e deixá-lo centralizado no prato;
2. coloque a primeira camada de bolo, molhe bem com a calda e coloque o papo de anjo;
3. coloque outra camada de bolo, molhe novamente com a calda e cubra com o creme de nozes;
4. por fim, coloque a última camada de bolo e molhe com a calda;

- Ao final dessa etapa, se ainda faltar muito tempo pra hora da festinha (você pode montar o bolo de manhã, por exemplo, deixá-lo na geladeira durante o dia e cobrir com o marshmallow algumas horas antes, caso a festinha seja à noite, como foi o meu caso) você pode cobrir bem o bolo com plástico filme e levar a geladeira por algumas horas, até a hora da cobertura.
- Mais ou menos umas 3 ou 5 horas antes de servir o bolo, retire o bolo da geladeira, cubra com o marshmallow e decore-o. Nesse momento, o bolo aguenta bem algumas horas fora da geladeira, sem o marshmallow derreter.

Espero que a história se repita e que o amor por esse bolo continue hereditário.

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário