cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Arroz de China Pobre

Posted: 27 Mar 2012 10:31 AM PDT

Quem está sempre pelo twitter  como eu sabe que a hora do almoço é uma tortura! Todo mundo começa a postar suas preferências, o que vai fazer na hora do almoço, o que gostaria de comer… e eu, num desses momentos de fome ancestral, vi meu querido amigo Becher comentando que estava fazendo um “arroz de china pobre”.

O nome, que eu não conhecia, me chamou a atenção, e quer dizer nada menos que “arroz de puta pobre”, ou “china” como se fala na região sul. É um prato que costumava ser servido no local de trabalho dessas moças, e por ser um arroz que pode ser feito com vários ingredientes (baratos) juntos, alimenta muitos e é bem rápido de fazer.

E ele, super generoso, me deu as dicas e confesso que não resisti. E aqui vai uma das versões desse arroz, além de outras tantas que o pessoal do Sul pode nos ajudar a incrementá-lo. A minha versão foi feita assim:

- 1 xícara de chá de arroz parboilizado
- 1 cebola picada
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 1 xícara de chá de linguiça calabresa fatiada
- 1 xícara de chá de tomatinhos do tipo sweet grape
- 1 xícara (café) de cebolinha picada
- aproximadamente 1 litro e meio de água fervente, saborizada com 1 cenoura, meia cebola e 1 folha de louro
- 1 xícara de chá de talos de agrião picados
- pimenta do reino moída na hora para finalizar

Numa panela, à parte, coloque a água, meia cebola, uma folha de louro e uma cenoura (picada em duas ou três partes) para ferver. Essa é uma dica para seus preparos ficarem um pouco mais saborizados, temperados.

Leve a cebola para refogar com o óleo e deixe dourar bem. Junte a linguiça calabresa e continue a refogar. Junte o arroz e prepare como um risoto italiano: vá colocando a água aos poucos, em conchas, e mexendo sempre. O arroz, por ser parboilizado, não soltará muito amido e, portanto, não ficará cremoso. Mas esse arroz demora um pouco mais de tempo para cozinhar, e sendo feito dessa forma, vai absorver melhor o sabor da água saborizada, e assumir o gosto da cebola, da linguiça. Além de ficar levemente “molhadinho” no final. :)

Quando o arroz estiver cozido, junte os talinhos de agrião picados, os tomatinhos cortados ao meio e finalize com a cebolinha picada e a pimenta moída.

Servidos?

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário