cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

[Cardápio de Páscoa] Bacalhau e tomatinhos confitados e galette de batatas

Posted: 02 Apr 2012 05:56 AM PDT

Adoro festas como Natal e Páscoa! Principalmente pela reunião familiar, que para mim representa o verdadeiro espírito dessas festas. E claro, também pelos pratos típicos dessas épocas, sempre bons pretextos pra reunir todos em casa.

Na Páscoa (ou na Sexta-Feira Santa) não pode faltar aqui em casa o preparo de um bacalhau, um dos pratos preferidos do meu pai, que hoje deve estar fazendo muita festa com os amigos lá no céu.

Comecei esse post pensando na receita – queria testar um método novo de cocção, o confit (calma que é mais simples do que vocês imaginam), e acabei pensando mais na nossa vida do que propriamente nos ingredientes. De 2 anos pra cá, minha família, que já era pequena, se reduziu pela metade. E parece que essas festas foram feitas para as famílias numerosas, se acotovelando nas mesas… o que eu sempre desejei, mas nunca tive. Motivo para ficar triste? Claro que não!

Dedico essa receita para essas famílias pequenas como a minha, como tantas outras, e às pessoas que moram sozinhas ou estão longe dos queridos nessa época. Não é porque sua família é pequena que você deve deixar de fazer sua festa ou deixar de manter vivo o espírito de amor que essas festas representam.

Já repararam que com o passar dos anos, os fabricantes de panela têm diminuído o tamanho desses recipientes e hoje temos muitas panelinhas pequenas à venda? Claro que eles perceberam que as famílias estão cada vez menores… além de serem tão bonitinhas, que fica irresistível não ter algumas.

E foi juntando as minhas panelinhas, a vontade de fazer um preparo confit, e a minha mini-família, que surgiu essa receita. Ela foi toda preparada em mini-panelas, ou porções individuais. Se você não tiver dessas panelinhas, pode aproveitar pequenos recipientes que possam ir ao forno, como tigelas ou bowls.

A sugestão vem em 3 partes: bacalhau, batatas e tomates. A montagem é que torna a receita uma só, mas você pode aproveitar cada uma das etapas com as combinações que preferir (bacalhau com arroz, batatas com carne vermelha, tomatinhos como acompanhamento).

O preparo confit – ou confitado – nada mais é que o cozimento de um alimento (carnes ou legumes) em um tipo de gordura em baixa temperatura, no forno. Viu como é fácil? O que significa que nós vamos cobrir esse alimento com manteiga, óleo, azeite, gordura de pato, por exemplo, por completo, e levar ao forno em no máximo 100oC, sem deixar que a gordura borbulhe. O meu forno tem uma temperatura maior que essa, então deixei na temperatura mínima, e coloquei uma colher de pau na porta, deixando-a entreaberta, o que facilita a queda da temperatura.

Bacalhau confit com pimentões e cebolas

A quantidade aproximada de cada ingrediente vai depender tanto do tamanho das porções que vocês queiram servir quanto dos recipientes à disposição. A panela escolhida é bem pequena, portanto, fiz porções menores. Para cada porção, vocês vão precisar de:

- 1 posta de lombo de bacalhau (aproximadamente 100g-150g)
- meia cebola fatiada em meia lua (bem fininha)
- 1/3 de pimentão sem pele, cortado em cubos pequenos
- 1/2 folha de louro
- azeite extravirgem, o quanto baste para cobrir o bacalhau (aproximadamente 3/4 de xícara, no meu caso)

Dessalgue o bacalhau, deixando as postas em molho em água fria, de um dia pro outro, trocando a água de 3 em 3 horas. Monte as panelinhas em camadas, da seguinte forma: cebola, pimentões, o louro (apenas para aromatizar), posta de bacalhau, cebolas, pimentões e, ao final, cubra completamente com o azeite. Tampe a panelinha e leve ao forno por aproximadamente 2 horas (o tempo dependerá do seu forno e da qualidade do bacalhau; o ponto vai ser determinado pela maciez do bacalhau. Quando estiver bem macio, pode retirar).

Galette de batatas

- 1 batata
- 4 colheres de manteiga clarificada (aproximadamente)
- sal a gosto

Derreta a manteiga em fogo baixo ou banho-maria e deixe-a descansar em um recipiente. As partículas de gordura vão se separar do leite, formando uma camada “branca” no fundo. A manteiga a ser usada é apenas a parte da gordura que ficará por cima desse preparo, pois terá somente gordura e resistirá à temperatura do forno sem queimar.

Fatie as batatas em rodelas finas (2mm) e disponha numa panelinha da seguinte forma: camadas de batata, manteiga, batatas, (temperando com sal) até preencher todo o recipiente. Leve ao forno por aproximadamente 2 horas, destampando a panela no final para dourar.

Tomatinhos confit (ou confitados)

Disponha uns tomatinhos do tipo sweet grape com fatias finas de pimenta dedo de moça num recipiente e cubra com azeite. Leve ao forno (com tampa ou filme pvc) até que a casca dos tomatinhos comece a partir. Esse é o ponto. O tempo é de aproximadamente 1 hora.

Você pode levar todos os preparos juntos ao forno, só observando o tempo de cada um.

Quando todos estiverem prontos, é só servir, de um jeito bem bonito. Se quiser, salpique cebolinha fresca e pimenta do reino moída na hora.


Festa garantida para qualquer tamanho de família! :)

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário