cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Falando de #cerveja: Brooklyn Brown Ale [e um pouco sobre harmonização de cervejas com chocolates]

Posted: 30 Mar 2012 06:13 AM PDT

Precisa de uma boa desculpa pra assumir o lado chocólatra e se esbaldar nos chocolates nessa Páscoa? Então vamos lá!

A harmonização de chocolates com cervejas é uma das mais legais de se fazer. Pense comigo: muitas cervejas têm sabores complementares aos dos chocolates. Tostado, picante / condimentado, adocicado, frutado, café, caramelo… há também a clássica harmonização do contraste de sabores amargo e adocicado: Uma cerveja mais amarga com um chocolate mais docinho, ou vice-versa. Ou uma cerveja mais alcóolica, que causa aquele aquecimento na boca, e a sensação de derretimento do chocolate… Enfim, as possibilidades são fascinantes!

Aposto que você já decidiu que na Páscoa vai tentar harmonizar aquele montão de chocolate com cervejas, né? Então, aqui vão algumas dicas:

Chocolate ao Leite:

A doçura do chocolate ao leite combina com cervejas tipo Porter, um pouco mais amargas, que apresentam notas tostadas de café e chocolate, mas em geral possuem um sabor final mais adocicado. Recomendo bastante as nacionais Backer 3 Lobos Bravo Imperial Porter e Colorado Demoiselle.

Chocolate Branco:

Nestes chocolates, mais doces, que tal pensar em alguma coisa parecida com Frutas Vermelhas? As Fruit Lambics, vão fazer bem essa combinação, com suas notas frutadas e sua acidez, cortando um pouco a doçura do chocolate. Tente a belga Kriek Boon (com sabor de cereja) ou a nacional Falke Vivre pour Vivre (com jabuticabas na receita). As cervejas do estilo Strong Golden Ale também têm um bom sabor frutado, que cai como uma luva. Tente a nacional Eisenbahn Strong Golden Ale.

Chocolate Meio Amargo:

Pedem cervejas mais potentes como Dry Stout, Schwarzbier ou Dunkel. A irlandesa Guinness, ou as nacionais Eisenbahn Dunkel e Bamberg Schwarzbier são boas pedidas. Para chocolates com mais de 60% de cacau as indicadas são as Imperial Stouts, pois são mais alcoólicas que causam sensação de aquecimento e ajudam a derreter o chocolate na boca. Tente a nacional Bierland Imperial Stout.

Aqui em casa, eu brinquei com a fantástica Brooklyn Brown Ale e um bolo de brigadeiro. Ficou espetacular!

A Brooklyn Brewery é uma cervejaria de Nova York, fundada em 1987 por Steve Hindy e Tom Potter. Durante os anos 80, Steve era um correspondente estrangeiro no Oriente Médio e Tom era um banqueiro em Nova York. Como a religião Islâmica não permite o consumo de bebidas alcoólicas, os expatriados tinham que produzir suas próprias bebidas em casa e foi assim que o Steve aprendeu. O destino quis que Steve e Tom fossem vizinhos no Brooklyn, e ambos passavam longas horas bebendo as cervejas do Steve e lamentando a falta de boas opções. Demorou, mas Steve convenceu Tom a participar da empreitada e os dois lançaram a Brooklyn Lager, que até hoje é o carro chefe da cervejaria.

Atualmente, o mestre-cervejeiro da Brooklyn é Garrett Oliver. Conhecido e respeitado como "mestre" da harmonização de cerveja e comida, é autor do livro The Brewmaster's Table, uma verdadeira “bíblia” sobre o assunto. Tenho certeza de que ele ficaria orgulhoso com essa harmonização!

A Brooklyn Brown Ale é um excelente exemplar do estilo Brown Ale: Tem uma cor marrom-avermelhada, muito bonita, que remete à algo quente. O aroma mostra além do herbal, vindo do lúpulo, presenças de caramelo, nozes tostadas, biscoito, um pouco de chocolate e café. Já o sabor, é amargo, seco, lembrando cacau e nozes.

Junto do bolo de brigadeiro, com a doçura na medida, por causa da massa mais amarga e o recheio cremoso, mais adocicado, a cerveja fez um excelente par, cortando o sabor doce e a untuosidade do recheio, preparando a boca para mais uma garfada. Preciso falar que não sobrou nada?

Não. Não sobrou nada. Nem do bolo, nem da cerveja. (P.S: Semana que vem a gente dá a receita do bolo, ok? Acalme-se!)

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário