cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Pizzaria em casa, tem coisa melhor?

Posted: 31 May 2012 07:27 AM PDT

"Quero só pizza de queijo!" "Para mim, com rúcula!" "Ah, vamos pedir hoje a de frango?" "A minha metade com mais molho!". Com certeza, você já deve ter ficado com o telefone na mão, ao telefonar para a pizzaria, tentando conciliar os pedidos de todos, não é mesmo?


Hoje, a nossa sugestão é justamente fugir dessa "briga", e trazer a pizzaria para dentro de casa, podendo agradar a todos os gostos e jeitos de cada um. E claro, colocando um toque todo seu, desde a espessura da massa até o tempero do molho ou inovar com aquela cobertura que ninguém contava como opção!

Em casa, é muito difícil reproduzir o calor de um forno a lenha (quando você não dispõe de forno de pizza), mas com essa pedra, muito fácil de encontrar em lojas de utensílios de cozinha, a sua pizza vai ficar crocante e no ponto exato! Ela aumenta muito a temperatura da superfície, retendo o calor do forno. Ao esticar a massa sobre ela, e voltar ao forno, a pizza vai receber muito calor de ambos os lados, e ficar crocante por baixo e bem assada por cima.

Aqui estão as sugestões de receita de massa e de um molho muito fácil e delicioso, para você poder inovar em muitas opções de coberturas:

Receita de massa de pizza:

- 1 1/2 xícara de água morninha;
- 2 1/2 colher de chá de fermento biológico seco instantâneo;
- 2 colheres de chá de açúcar;
- 1 1/2 colher de chá de sal;
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
- 420-560 gramas de farinha de trigo.

Numa tigela grande, coloque 420g de farinha de trigo, o fermento, o sal, o açúcar, a água morninha e o azeite. Misture tudo e assim que virar uma massa, polvilhada um pouco de farinha na bancada, coloque a massa e sove com as mãos até que fique elástica, o que leva mais ou menos 10 minutos. Se durante a sova a massa estiver muito grudenta, vá colocando só um pouquinho mais de farinha, aos poucos. No final, a massa tem que estar elástica, bem macia e não pesada.

Forme uma bola com a massa, coloque dentro de uma tigela bem grande, levemente untada com azeite, cubra a tigela com filme plástico e espere crescer até dobrar de volume.

Assim que massa tiver crescido, retire da tigela e coloque sob a bancada polvilhada com um pouco de farinha. Espere 5 minutos. Divida a massa em 4 porções iguais e boleie cada pedaço. Coloque as bolas de massa sob uma assadeira polvilhada com farinha, cubra com um pano de prato e reserve novamente até que quase dobrem de volume. Estarão prontas para serem abertas e irem ao forno.

Receita de molho de pizza:

- 1 1/2 kg de tomates maduros bem vermelhos, picados e sem sementes;
- 1 cebola média picada grosseiramente;
- 1 dente de alho amassado;
- 1 punhado de folhas de manjericão sem os talos;
- 3 colheres de sopa de azeite;
- sal e pimenta do reino a gosto.

Coloque, aos poucos, os tomates, a cebola, o alho e o manjericão no liquidificador. Bata devagarinho, para que o molho fique com pedacinhos, o que é o grande barato do molho de pizza.
Tempere com o azeite, o sal e a pimenta. Está pronto!

Montagem

Abra a massa já crescida numa bancada polvilhada com farinha e com a ajuda de um rolo de massa, até a espessura que você preferir.


Coloque a massa aberta na pedra já aquecida (cuidado para não se queimar!) ou numa assadeira redonda e untada com azeite e cubra com o molho de tomate e a cobertura que preferir (a nossa sugestão é comprar um pouquinho só de vários ingredientes e inventar o que você achar que combinará na hora).


Asse em forno pré-aquecido a 220 graus até que a massa esteja bem assada embaixo. Regue com um fio de azeite e sirva!


Aproveite! E em vez de tudo acabar em pizza, que tal começar por ela?

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário