cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Canto da nutrição: “A hora é pra já, não é proibido. Tá divertido. Pode chegar.”

Posted: 23 Jul 2012 08:49 AM PDT

Uni dunitê, salamêminguê, o sorvete escolhido foi você. Mamãe mandou eu escolher esse daqui, mas como eu sou muito teimoso eu escolhi esse daqui.

É neste ritmo que nossas deliciosas férias acontecem. É também neste período que nos permitimos experimentar mais guloseimas e afagos de prazer. Será que isso é proibido?

Como diz Marisa Monte "a hora é pra já, não é proibido. Tá divertido. Pode chegar". Sim, em momentos de férias podemos nos permitir experimentar sensações e sabores diferentes. Devemos despertar em nós as delícias de viver.

Agora imagine se ainda misturamos um toque de nutrição e saúde nessa diversão toda? A brincadeira seria ainda mais completa.

Alguns nutrientes são essenciais na fase escolar. Crianças necessitam de ferro, cálcio, zinco, vitamina A e C em quantidades diferenciadas. Todos esses nutrientes estão envolvidos no crescimento e desenvolvimento adequado da criançada.

O ferro, por exemplo, é um mineral que nutricionalmente pode ser classificado em ferro heme (presente em carnes, alimentos de origem animal) e ferro não heme (presente em alimentos de origem vegetal). A absorção do ferro não heme se torna mais efetiva quando associado ao consumo de um alimento fonte de vitamina C (frutas cítricas tais como laranja, acerola, maracujá, abacaxi, limão e outras). Então que tal combinar tudo e aumentar a biodisponibilidade deste nutriente? Receitas e criatividade é que não vão faltar. O cozinha pequena está recheado de preparações incríveis!

O mais divertido é ainda poder brincar com tudo isso e fazer da refeição um momento de saúde e alegria. As crianças podem participar de todo o processo e ainda se divertir, aprendendo e se deliciando com as receitas. Momentos como este são fundamentais para a formação de hábitos alimentares e de vínculos familiares.

Mas cuidado, esses momentos de relaxamento também são responsáveis pelo ganho de peso das crianças em período de férias, por isso se comer guloseimas, nada de ficar na frente da televisão.

Além disso, use e abuse das cores, porque "por de trás do arco-íris, além do horizonte" há um mundo encantado de nutrientes. Frutas e hortaliças podem sim estar presentes na alimentação da criançada de maneira divertida e prazerosa.

O cupcake de limão siciliano é uma opção que alia o melhor da vitamina C com o prazer de um bolo. Tem também a casquinha de frutas com gelatina.

Cupcake de limão siciliano

Bom, variedade é o que não falta. Que tal então chamar a criançada, colocar a mão na massa e começar a brincar, quer dizer, se deliciar!

Casquinha de frutas com gelatina.

Boas férias!

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário