cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Lancheira escolar e uma receita super fácil de muffin de abobrinha e cacau

Posted: 07 Aug 2012 11:19 AM PDT

Quem tem filho em idade escolar sabe bem como pode ser complicado preparar a lancheira diária: o que as crianças gostam, o que pode ser caseiro ou industrializado, o que já foi muito repetido… somado ao pouco tempo que temos, essa tarefa é realmente um desafio!

Por isso, aqui vocês vão encontrar resolvi escrever esse texto para auxiliar os pais a darem opções bacanas para o lanche, de forma prática e versátil, e mais importante: rapidinhas!

Os meus filhos estudam de manhã e sempre praticam esportes logo depois da aula. Por isso, mando um lanche mais reforçado, sempre contendo um salgado, um doce e uma bebida. Mas qual doce, salgado e bebida? Vamos por partes:

Salgados:
Dentre as opções de salgados, as que eles mais gostam são os sanduíches, sempre tentando variar o recheio e os pães. A padaria perto de casa oferece diversas opções no tamanho mini: francês, com queijo, australiano, de milho, de cenoura, de mandioquinha, de fubá, integral, com grãos, além do tradicional pãozinho de queijo, tamanho aperitivo. Em supermercados você também encontra uma variada opção de mini pães de fabricação própria, normalmente vendidos em pacotes com 8-10 pãezinhos.

Para os recheios, além do simples pão com manteiga, você pode utilizar:

  • requeijão ou cream cheese com geléia;
  • salame e provolone;
  • patê de atum e milho;
  • peito de peru, queijo mussarela, tomate e orégano;
  • homus (link), cenoura ralada e agrião;
  • pasta de ricota com cubos de maçã, cenoura ralada e suco de limão e laranja a gosto;
  • se sobrou um filé de frango do almoço ou do jantar, experimente um sanduíche com ele picado, folhas de alface e fatias de manga.

Outras opções de salgado, são tomatinhos uva (as crianças adoram!), que podem ser enviados em potinhos pequenos sozinhos ou misturados com cubinhos de queijo e de pão, como croutons, torta de liquidificador com recheios variados, ovinhos de codorna, biscoito de polvilho, palitinhos de cenoura e/ou pepino ou palitos de biscoito, tipo grissinis, acompanhados de alguma pasta, mini esfihas de carne ou verdura ou algum outro salgado pequeno assado.

Como organizar?
Se você não tem tempo de passar no supermercado ou na padaria todos os dias, compre alguns tipos de mini pães e congele-os separadamente, um a um e etiquete-os. Retire o pão do freezer à noite e coloque-o na geladeira, para que descongele durante à noite. Assim, na parte da manhã ou à tarde, o pão estará descongelado, pronto para receber o recheio escolhido. E se você gosta de fazer pães em casa, congelar os pães já prontos é uma ótima opção para manter a lancheira ainda mais saudável.

Você também pode preparar em casa salgados assados, usando essa massa de esfiha super fácil que o Lê ensinou aqui, variando o formato e os recheios, usando escarola, carne, frango ou presunto e queijo. Depois de assados e completamente frios, você também pode congelar de acordo com os sabores preparados e descongelar da mesma maneira que os pães.

Frios comprados já fatiados tem a validade de dois dias, então compre porções pequenas, assim não corre o risco de estragar e você pode variar o cardápio.

Doces:
As opções são muitas: frutas, biscoitos, bolos, pães doces, barrinhas de cereais, mix de castanhas, granola, iogurte. E facilmente dá pra fugir de biscoitos recheados ou bolinhos prontos cheios de gordura.

Entre as frutas, potinho com gomos de mixirica, morango e uvas estão entre as preferidas dos meus filhos. Outra opção são maçãs e pêra pequenas e banana, todas inteiras e com casca. Para frutas já picadas, opte por manga, melão, melancia ou abacaxi. E junto com as frutas picadas, você pode colocar um pouco de granola ou uma porção de iogurte integral, para misturar com as frutas.

Frutas secas também são uma ótima pedida para os dias corridos e ainda com a vantagem de que algumas delas possuem uma concentração maior de alguns nutrientes do que as versões frescas: damasco, maçã, abacaxi, tâmaras sem caroço, além daquele docinho de banana passa, são algumas opções. Para a bananinha, opte pela versão sem açúcar.

Bolos caseiros também são uma ótima pedida e para facilitar o dia a dia, você pode assar um bolo simples, de cenoura, laranja ou chocolate, por exemplo, e depois de assado e completamente frio, cortar em pequenos pedaços e congelar embalados individualmente e etiquetá-los. Para descongelar, proceda da mesma maneira que os pães.

Outra opção é fazer biscoitos caseiros como esse aqui, ou optar por biscoitos integrais, acrescidos de frutas secas e castanhas, vendidos em mercados. Além dos biscoitos, barrinhas de cereais caseiras, como essa de banana que a Deh ensinou aqui, são deliciosas e super nutritivas e depois de prontas, você também pode cortar em pequenos pedaços e congelar. Para descongelar, utilize o mesmo processo dos pães.

E para deixar as crianças com mais energia ainda, mix de castanhas, com castanha do pará e caju, nozes e amêndoas, misturadas com frutas secas como damascos e uvas passas é uma opção super saudável e nutritiva.

Bebidas:
Recorro à sucos de caixinha, pela praticidade. Já tentei a opção de sucos naturais, feito com frutas frescas, mas nem sempre dá tempo de preparar logo cedo.

Mas no mercado já existem algumas opções ótimas, sem corantes, conservantes e açúcar. Outra opção é mandar água de coco, especialmente em dias de calor e bebidas fermentadas com lactobacilos vivos uma vez na semana ou sucos integrais de uva (tinto ou branco – de uva verde).

Agora está fácil fugir dos salgadinhos, biscoitos recheados e frituras para o lanche ou de outros petiscos menos saudáveis, não é? Que tal começar com um muffin de abobrinha e cacau? Além de agregar valor nutricional, a abobrinha dá umidade para o bolinho, deixando-o bem macio e irresistível para a criançada!

O preparo é muito simples e você bate tudo na mão. Você precisará de:

  • 200g de farinha de trigo;
  • 170g de açúcar;
  • 30g de cacau em pó;
  • ½ colher de chá de sal;
  • ½ colher de chá de canela em pó;
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • ½ colher de chá de fermento em pó;
  • 250g de abobrinha ralada no ralo fino;
  • raspas de meia laranja;
  • 125ml de óleo de milho ou girassol;
  • 3 ovos inteiros;
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha.

Forre 12 forminhas de empada ou uma assadeira de muffin com 12 buracos com forminhas de papel e reserve.

Num tigela, peneire todos os ingredientes secos e reserve. Bata os ovos com o óleo, somente para misturar e junte a abobrinha ralada fina, as raspas de laranja e o extrato de baunilha. Junte a mistura de abobrinha aos ingredientes secos e misture com uma colher de pau até que estejam bem misturados.

Divida entre as 12 forminhas de muffin ou de empada e leve ao forno médio 180C até que os bolinhos fiquem assados. Assim que retirar do forno, coloque os muffins em uma gradinha de metal para esfriarem.

É tão fácil, que até a criançada pode ajudar!

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário