cozinha pequena |
Posted: 08 Aug 2012 07:12 AM PDT As Olimpíadas estão quase acabando, e eu já estou com saudades. Essas Olimpíadas de Londres, infelizmente, parecem que serão um fiasco para nosso país (com uma queda no número de medalhas), mas nem por isso eu deixo de gostar. Jogos e mais jogos rolando, recordes sendo quebrados… Eu adoro esportes, e eventos como esse são um prato cheio pra mim. E, já que meu esporte favorito é levantamento de copo, por que não fazer algum petisco legal pra comer tomando uma cerveja e assistindo os Jogos? A inspiração não podia ser melhor: Fish and Chips! Foi na metade do século 19 que o Fish ‘n Chips se tornou popular da forma como é conhecido hoje. Adaptado da culinária judaica, ele surgiu na classe operária com o desenvolvimento da indústria pesqueira no Mar do Norte. Os mais ricos compravam os peixes grandes, mas dentro das redes pesqueiras vinham também os menores. Os pescadores começaram a pegar esses peixes pequenos para comer. Ao mesmo tempo, desenvolveu-se no norte da Inglaterra o comércio das batatas fritas. A data em que ambos começaram a ser consumidos juntos é incerta, porém a combinação fez tanto sucesso que começou a ser vendida nas ruas. As porções eram vendidas embrulhadas em jornal velho para manter seu baixo custo. Esse costume, mantido até meados da década de 1980, foi abandonado por questões sanitárias. Mas você pode embrulhar em papel pardo, como a gente fez, pra manter o charme: Pra fazer, é assim:
Comece a fazer a massa que cobrirá o peixe: coloque a farinha, o sal e a pimenta do reino em uma vasilha grande. Reserve. Em uma vasilha menor, junte o leite, a cerveja e o ovo. Bata tudo com o auxílio de um garfo. Quando tudo estiver misturado, coloque a manteiga derretida e continue batendo. Acrescente aos poucos esse líquido obtido à mistura de farinha, mexendo bem (se possível, com um fouet), até tudo ficar homogêneo. Deixe descansar por 1 hora. Enquanto isso, prepare as batatas, conforme o post que eu citei. A única diferença é o corte das batatas: Os ingleses preferem elas mais grossas do que os americanos. Faça assim dessa vez, pois combinará bem com o peixe. Quando você estiver começando a segunda fritura das batatas (sim, são duas!), você iniciará o preparo do peixe. Tempere ele com um pouquinho de sal e pimenta, mergulhe na massa que você deixou descansando e frite pequenas porções em óleo quente até dourarem. Sirva com as batatas e com um molho tártaro (a Rê ensinou aqui), num cone de papel pardo, ou no prato mesmo. Não vai sobrar nada pra contar a história, então tanto faz! Pra fazer sempre, com ou sem Jogos Olímpicos!
|
You are subscribed to email updates from cozinha pequena To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610 |
0 Response to "cozinha pequena"
Postar um comentário