cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Torta de morango [de padaria]

Posted: 10 Oct 2012 11:37 AM PDT

Quem me conhece, sabe que eu não sou o maior amante de doces do mundo. Sempre falo que quero minha parte de doces em cerveja. Poucos doces realmente me atraem e posso ser levado à Fantástica Fábrica de Chocolates que não vou ficar maluco como a maioria das pessoas ficaria.

Só que como toda regra tem sua exceção, algum gênio da gastronomia inventou a bendita, a maravilhosa, a incrível Torta de morango de padaria!

Aí eu perco a linha: Massa crocante (não pode ser molenga), uma camada de creme de confeiteiro e uma bem generosa de morangos, tudo brilhante, saltando aos olhos. Cara… não tem como não gostar!

Pra fazer uma torta perfeita, você precisa das seguintes coisas, e eu vou ensinar a fazer uma por uma:

1- Massa perfeita

  • 300 gramas de farinha de trigo;
  • 2 colheres (chá) de sal;
  • 2 colheres (sopa) de açúcar; 
  • 150 gramas de manteiga sem sal, em cubos;
  • 2 ovos;
  • cerca de 3 colheres (chá) de água.

Três coisas são bem importantes: peneirar a farinha, o sal e o açúcar juntos, usar a manteiga gelada e em cubinhos e trabalhar pouco a massa, para não desenvolver muito o glúten. É só misturar todos os ingredientes, bem misturados, levar para gelar por meia hora e depois abrir a massa (com as mãos mesmo) em sua assadeira.

Faça alguns furinhos na massa, com o auxílio de um garfo, para evitar que se criem bolhas de ar e ela venha a quebrar.

Leve pra assar até ficar bem dourada (não vou dar o tempo de forno, que pode variar, a cor é o melhor jeito de saber se ela está boa).

2- Creme de confeiteiro perfeito

A gente já ensinou aqui no blog. Faça um bom creme de confeiteiro, você não vai se arrepender. A receita dele está aqui. Uma receita dessas é o suficiente pra sua torta.

3- Morangos perfeitos

Vá na melhor barraca da feira, ou escolha com paciência os melhores do seu supermercado ou hortifruti. Todos eles bem grandes e vermelhinhos, cortados em fatias não muito grossas.

Você vai usar cerca de 400 gramas de morango em sua torta. Eles têm que ser bem bonitos, afinal a apresentação é que faz as padarias venderem tantas tortas assim!

Por falar em apresentação, elas costumam ser brilhantes… culpa do gel de brilho, que as padarias usam! Por isso temos a próxima etapa:

4- Quem não tem cão, caça com gato!

Como eu nunca tenho gel de brilho em casa, eu faço uma gelatina de brilho, que funciona muito bem. É assim:

  • 5 g de gelatina sem sabor;
  • 200 ml (aproximadamente) de água;
  • 65 g de açúcar.

Hidrate a gelatina em um pouco de água fria e dissolva em banho-maria. Separadamente, em uma panela, acrescente o restante da água com o açúcar. Leve ao fogo até começar a ferver. Não mexa a mistura enquanto ferve. Adicione a gelatina e, agora sim, misture tudo. Leve pra gelar até a hora de usar.

5- Montagem da torta

Espalhe o creme por cima da massa, depois monte os morangos em cima do creme, com calma, numa boa, fazendo um desenho bem bonito com eles.

Com a ajuda de um pincel de silicone, passe a gelatina de brilho por cima dos morangos. Assim que a camada de gelatina der uma firmada, passe uma outra “demão” de gel por cima de tudo, leve pra gelar e sirva!

Não sei se é o melhor doce do mundo, mas com certeza está dentre meus top 10!

 

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário