cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Polenta grelhada [com casquinha crocante]

Posted: 18 Oct 2012 05:57 AM PDT

Essa polenta virou hit aqui em casa, principalmente depois que as fiz junto com as sardinhas que postei noutro dia. Ficam crocantes, bonitas, são baratinhas… tem como não curtir?

O engraçado é que eu nunca, nunca, nunca gostei de polenta.

Minha mãe sempre fez em casa, principalmente no tempo das vacas magras… era polenta mole, era polenta de cortar com a faca, era polenta frita… E eu não ligava praquela coisa amarela. Coitada da minha mãe, que tinha que rebolar com o fato de eu ser tão enjoado!

Os anos passaram e um dia, com um montão de fubá comprado pra fazer bolo, eu resolvi fazer uma polenta mole. Fiz, deu muito certo e eu adorei! Dali pra frente, viciei!

Essa é uma das versões que eu faço pra petiscar: Cortada em quadradinhos, empanada e grelhada. Dá pra acompanhar qualquer botecagem, numa boa!

Pra fazer, é assim:

  • 2 xícaras (chá) de água;
  • 1 xícara (chá) de leite;
  • 1 cubinho de caldo de galinha;
  • 1 xícara (chá) de fubá (há quem fale que com fubá é angú, eu tô nem aí e falo que é polenta!);
  • 2 colheres (sopa) de manteiga;
  • Farinha de trigo para empanar;
  • Azeite para grelhar. 

Ferva a água junto com o leite, a manteiga e o caldo de galinha, que deve dissolver bem.
Quando tiver fervido, baixe o fogo e vá adicionando o fubá aos poucos, sem parar de mexer (de preferência com um fouet). Tome cuidado, pois conforme a polenta vai engrossando, umas bolhas começam a estourar.

Quando engrossar, desligue o fogo e coloque a polenta ainda mole sobre uma assadeira untada ou uma superfície de mármore ou granito. Deixe esfriar bem, e ela estará durinha, boa pra se cortar.

Corte-as do jeito que você preferir (eu gosto de quadradinhos), passe-as levemente pela farinha e leve-as pra grelhar em uma frigideira com um fio de azeite.

Vá controlando a altura do fogo, de forma que você consiga dourar todos os lados dos pedacinhos de polenta.

Assim que estiverem grelhadas, salpique um pouco de sal e de pimenta do reino e sirva. De preferência, com uma cervejinha gelada! :)

Eu não acredito que perdi tanto tempo sem comer isso!

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário