cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Falando de #cerveja: Ayinger Bräuweisse e Vinagrete de mariscos com acerolas e nectarinas

Posted: 11 Dec 2012 03:58 AM PST

Eu tava morrendo de saudades de comer alguns mariscos.

A vontade ficou incontrolável, com o lançamento das cervejas de uma marca alemã que eu esperava há muito tempo aqui no Brasil. A Ayinger!

A cervejaria Ayinger foi fundada por Johann Liebhard no ano de 1878. O início da construção do prédio foi em 1877. A primeira cerveja foi fabricada no inverno do mesmo ano, aproveitando o frio para a maturação, e finalmente em fevereiro de 1878 ela estava pronta para ser servida. A cervejaria fica localizada na cidade de Aying, a 25 km de Munique, a capital do estado da Baviera e até hoje a cervejaria é administrada pela mesma família.

Eles mandaram três rótulos aqui para o Brasil: Bräuweisse, Ürweisse e Celebrator. Todas são incríveis, com altíssimas notas nos rankings de melhores cervejas do mundo. A Ayinger Celebrator, inclusive, foi eleita a melhor do mundo dentro do seu estilo.

Voltando aos mariscos, eu decidi ir pra cozinha logo depois de tomar um dos três rótulos que falei, o qual harmoniza muito com frutos do mar: A Ayinger Bräuweisse, uma das melhores cervejas de trigo que eu já bebi.

Fazer mariscos em casa é sempre a minha opção, pois nem sempre encontro lugares confiáveis pra pedir. Fazendo em casa, eu sei de onde eles vieram e sei que vou conservá-los direitinho antes de preparar.

E em vinagrete, é sempre o jeito que eu mais gosto. Comendo numa boa, com um pãozinho bem fresco, é um dos melhores jeitos de se passar bem numa tarde ensolarada como as desse verão.

Inclusive, essa combinação é excelente pras festas de fim de ano. Estará calor, talvez você esteja de férias, perto de uma praia ou de uma piscina… então, oportunidades pra fazer essa harmonização não vão faltar.

Pra fazer o vinagrete, você vai usar o seguinte:

  • 500 gramas de mariscos frescos, sem a concha;
  • 3 ou 4 nectarinas picadas, com casca e tudo;
  • 15 acerolas picadinhas, sem caroço;
  • raspas de 2 limões sicilianos;
  • 3 colheres (sopa) de gengibre picado em cubinhos bem pequenos;
  • 2 colheres (sopa) de salsa picada;
  • um bom tanto de azeite extra-virgem;
  • cerca de 100 ml de vinagre, de preferência o de echalote;
  • sal e pimenta do reino à gosto.

É só misturar tudo, ajustar o sal e a pimenta e deixar descansando dentro da geladeira, por uns 30 minutos. Sirva com um bom pãozinho e com uma cerveja de trigo espetacular, como a Ayinger Bräuweisse. É tiro certo!

Pra fazer, comer e relaxar. E repetir tudo de novo!

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário