cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Falando de #cerveja: Cervejas com frutas da Amazônia? A Amazon Beer faz!

Posted: 30 Jan 2013 03:04 AM PST

Esse post é mais uma prova de que o mundo das cervejas artesanais que temos por aí é incrível. Afinal, todo mundo sabe que a Amazônia é a maior floresta tropical do mundo com a maior biodiversidade. E que, dentro da floresta, existe uma parte exuberante que nos apresenta os frutos, raízes, madeiras, sementes e aromas de características únicas, exóticas e cheias de significados.

Então, por que não fazer cerveja com o que temos lá na Amazônia?

Unir a cerveja, produto de grande consumo no país à brasilidade dos frutos amazônicos é o objetivo da Cervejaria Amazon Beer, de Belém do Pará.

Eu já tive a oportunidade de beber duas cervejas da marca, a Amazon Beer Forest com adição da fruta Bacuri e a Amazon Beer Witbier com Taperebá (uma fruta, que aqui em São Paulo é conhecida como cajá), ambas deliciosas.

Agora, eu fui sortudo de conhecer essas belezinhas aqui:

Amazon Beer 01

Essas são os novos lançamentos da cervejaria: Uma Red Ale com Priprioca, uma IPA com Cumaru e uma Stout com Açaí. Todas com rótulos lindos, desenhado pela celebridade cervejeira Randy Mosher.

Amazon Beer 02

Comecei com a Red Ale Priprioca, que é a raiz de uma espécie de capim, com florzinhas bem miúdas nas pontas. Estes talos de capim alto escondem sob a terra raízes de fragrância incomum – tubérculos miúdos que, quando cortados, exalam um perfume fresco, amadeirado e picante, que surpreende o olfato.

Maturada com essa raiz, a cerveja apresenta notas herbais, frutadas, amadeiradas e picantes, além de equilíbrio entre maltes e lúpulos, o que faz ser daquelas cervejas que você pede pelo próximo gole (e alguns chamam de “drinkability”).

Amazon Beer 03A segunda, é a IPA com cumaru. Cumaru é uma semente, conhecida como “Baunilha da Amazônia”, ou “fava tonka”. Tem uma aroma bem forte, adocicado, que lembra baunilha mesmo. Dizem que a semente que era usada por índios, para benefícios do coração.

A cerveja possui aroma cítrico e adocicado, lembrando bastante baunilha. É uma bebida extremamente lupulada (e por isso bem amarga, coisa que eu adoro!), balanceada com maltes nobres. Tem uma cor alarajada bem bonita! Adorei essa cerveja!

Amazon Beer 04A última foi a Stout com Açaí, que também surpreendeu. Primeiro, pela linda cor meio roxa (as cervejas do estilo Stout são bem pretas), com uma espuma rosada, bem diferente.

Segundo, pelo aroma e sabor: Eu fui pensando que encontraria algo docinho, por causa da lembrança de açaí, mas que nada! Ela tem aromas de grãos torrados, chocolate, toffee e um amargor típico de café. Bem refrescante e muito interessante também!

Muito, muito, muito legal, ver que as cervejarias artesanais do Brasil estão começando a olhar para o que temos aqui dentro, e fazendo cervejas tão diferentes assim! Vale a experiência!

Amazon Beer 05

 E, são tão lindas, que dá vontade de usá-las como decoração (depois de beber, claro! :) )

 

 

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário