cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Risoto al Limone

Posted: 26 Feb 2013 08:37 AM PST

Esse risoto é de chorar, de tão bom. Cremoso, com aquele azedinho cítrico que a gente tanto gosta… É uma receita boa pra surpreender!

Fazia tempo que eu não postava um risoto… Na verdade fazia tempo que eu não cozinhava um. Mas noutro dia, num almoço de negócios, pedi um risoto al limone e fiquei com cara de tacho quando ele chegou na minha mesa: Era puro creme de leite!

E risoto, a gente sabe, não tem nada disso, né? É arroz, caldo e temperos. Fim.

Mas tudo bem… o risoto do restaurante estava até gostosinho, e foi o cliente que pagou mesmo, então tá tudo certo! :)

Ao menos, o risoto com creme de leite me inspirou a ir pra cozinha e fazer o meu. Que ficou uma delícia! Acompanha muito bem frutos do mar ou uma carninha de porco. Ou, faz o show sozinho, como fez aqui em casa.

Risoto Al Limone 03

Pra fazer, foi assim:

  • 200 gramas de arroz arbóreo ou carnaroli;
  • 1 cebola pequena picadinha;
  • 1 dente de alho amassado;
  • 3 colheres (sopa) de manteiga;
  • 1 taça de martini dry, ou vinho branco seco. Ou mesmo de vodka;
  • 1 litro de caldo de legumes;
  • 4 colheres (sopa) de suco de limão siciliano;
  • raspas de 1 limão siciliano;
  • um punhado de sálvia picada (se não tiver, use salsinha mesmo);
  • um pouco de parmesão ralado, mais uma colherada de manteiga e azeite pra finalizar.

Refogue a cebola e o alho com a manteiga. Adicione o arroz e frite por uns 3 minutos, sem parar de mexer. Adicione a bebida (eu adoro martini pra fazer risoto), depois vá adicionando o caldo, com calma, um pouquinho por vez.

Uma concha de caldo, mexe bem, até o caldo secar. Outra concha de caldo, outra boa mexida. Vá fazendo isso até o arroz ficar al dente.

Adicione o suco de limão, as raspas, a sálvia e mexa mais um pouco. Prove e acerte o sal, se necessário.

Finalize com uma colherada de manteiga, um pouco de queijo ralado e um fio de azeite, mais ou menos assim:

Risoto Al Limone 02

 Tá pronto! É servir e se preparar para os elogios!

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário