cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Pão de linguiça [ou tortano]

Posted: 04 Mar 2013 09:58 AM PST

Esse é daqueles pães que você faz e o povo não espera (e nem deveria esperar) para devorar! Quentinho, com um pouquinho de azeite, é daquelas coisas que fazem valer a pena qualquer trabalho ou espera na cozinha.

Debaixo de uma casquinha bem crocante, uma massa fofinha, saborosa, entremeada com linguiça fatiada bem fininho. Aqui em São Paulo é servido em algumas pizzarias, como entrada, antes de a pizza chegar à mesa. Eu posso dizer que uma ou outra pessoa gosta desse pão até mais do que da pizza, sabe?

Pão de linguiça 01Eu aprendi a receita da pizzaria Bráz, e vou dizer: Não é difícil de fazer! Olha só o que você vai precisar, para um pão desse naipe aqui:

Pão de linguiça 02

  • 15 gramas de fermento biológico fresco;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 10 mililitros de azeite de oliva extravirgem;
  • 1 colher de sopa de sal;
  • 300 mililitros de água mineral sem gás;
  • 700 gramas de farinha de trigo;
  • 500 gramas de lingüiça calabresa cortada em fatias finas. Você pode utilizar linguiça toscana também (eu prefiro), mas precisa dar uma fritada nelas antes, com um pouquinho de azeite, até dourarem;
  • 1 pitada de orégano;
  • mais um pouquinho de azeite de oliva para untar a assadeira;
  • outro tanto farinha de trigo para abrir a massa.

Coloque numa vasilha grande o fermento e o açúcar, misturando até virar um creme. Junte o azeite de oliva e o sal. Junte a água, que deve estar à temperatura ambiente.

Sempre trabalhando com uma das mãos, vá colocando a farinha. Não coloque tudo de uma vez, pois vai dificultar tudo, portanto vá aos poucos. A massa costuma levar uns 10 a 15 minutos para soltar das mãos, ficar mais ou menos lisa.

Após a massa soltar das mãos, comece a sovar. Mas com carinho, nada de força, ok? Sove por uns 10 minutos, divida a massa em três partes e faça bolas, enfarinhe-as e deixe-as descansar por umas duas horas na temperatura ambiente, cobertas com um pano limpo. As bolas vão crescer bastante, quase dobrar de tamanho!

Após o tempo de crescimento, abra as massas com um rolo, deixando elas em formato redondo, como se você fosse fazer pizzas.

Espalhe por cima de uma das massas 1/3 da linguiça, temperada com um pouco de orégano, e enrole. Não use muita força para enrolar, mas deixe bem apertado, certo?

Agora, coloque 1/3 do recheio espalhado pela segunda massa, coloque o primeiro rolinho de massa por cima e enrole de novo. Faça a mesma coisa com a terceira massa.

Coloque em uma forma de furo central, ou numa assadeira, retinho ou mesmo no formato que eu fiz (pois não iria caber em meu forno) e deixe descansar por 3 horas.

Antes de assar, quando faltar meia hora desse descanso da massa, pré-aqueça o forno à 180 graus. Assim que a massa descansar, leve para assar, até ficar com uma cor dourada, bonita como a da foto.

É só servir! Se quiser cronometrar e brincar de bater recorde de velocidade para o pão acabar, fique a vontade! :)

Pão de linguiça 03Aqui em casa eu baixo o recorde toda vez!

 

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário