cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Meatball Sub [harmonizando com cerveja Saison à Trois]

Posted: 22 Oct 2013 11:04 AM PDT

Mais um dia, mais uma cerveja que as pessoas lindas lá do Clubeer, me mandam pra eu pensar na harmonização. Dessa vez, um rótulo do estilo Saison, feito aqui no Brasil, com a união de duas cervejarias, a 2Cabeças e a Invicta.

Saison é um estilo criado por fazendeiros da Valônia, região de língua francesa na Bélgica. Era um ítem básico da mesa deles – refrescante, estimulante e nutritiva – tão importante quanto leite ou pão.

Saison é uma palavra francesa que significa estação (do ano), e dá nome a um estilo cujas cervejas eram fabricadas para serem guardadas e degustadas alguns meses (ou estações) depois. As Saison eram fabricadas no inverno (evitando as altas temperaturas, pois ainda não havia equipamentos de refrigeração), para serem consumidas na época da colheita, no verão e no início de outono. Além de matar a sede, elas eram uma ótima fonte de renda para os fazendeiros na entresafra.

Costumam ser cervejas bem complexas, refrescantes, mas com aromas e sabores condimentados, interessantíssimos para se usar numa harmonização.

Meatball Sub 03

Como eu disse, a Saison à Trois é o fruto de um projeto de duas cervejarias nacionais, muito bem executado, por sinal. A cerveja é incrível, o cuidado com o rótulo e com a história toda foi muito legal. Eles criaram um “menáge literário”, que você pode conferir aqui, no site do projeto.

Meatball Sub 04

A harmonização foi muito fácil: Meatball Sub, o sanduíche americano de almôndegas e molho de tomate. A cerveja tem um sabor cítrico, junto de acidez muito interessante, que combinava muito bem com o molho de tomate, ao mesmo tempo “limpando” o paladar da gordura das almôndegas. Isso fazia que cada mordida no sanduíche parecesse a primeira vez. Adoro quando isso acontece!

Meatball Sub 02 texto

Para se fazer um bom Meatball Sub, você precisa de três coisas, nada mais: um bom pão (eu usei umas ciabattas lindas que a padaria daqui pertinho faz), um molho de tomate incrível (eu usei esse aqui) e, obviamente, de almôndegas perfeitas. As minhas, eu fiz usando o seguinte:

  • 400 gramas de carne de boi moída;
  • 400 gramas de carne de porco moída (eu comprei pernil e processei em casa);
  • 3/4 de xícara (chá) de leite integral;
  • 1 xícara (chá) de pão italiano picadinho;
  • 2 ovos grandes batidos;
  • 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado;
  • 1 cebola média picada;
  • 2 dentes de alho amassados;
  • 1/2 xícara de salsinha picada;
  • 1/4 de colher (chá) de pimenta caiena;
  • 1/2 colher (chá) de páprica picante;
  • 1 colher (chá) de sal;
  • 1 colher (chá) de pimenta do reino moída na hora;
  • óleo para fritar as almôndegas.

Você deve começar deixando o pão italiano de molho no leite por uns 15 minutos. Depois que o pão absorver todo o leite, junte todos os ingredientes, amassando bem, até formar uma massa bem uniforme.

Faça as bolotas, com um tamanho médio (pense num limão tahiti, por exemplo) e leve-as à geladeira por meia hora (dá tempo de fazer o molho de tomate enquanto isso!). Frite-as no óleo não muito quente, para dar tempo de elas cozinharem bem por dentro, antes de dourarem.

Se você aguentar não comê-las assim que estiverem prontas, faça o meatball sub, montando-o com umas três almôndegas na ciabatta, cobrindo com bastante molho e, por cima de tudo, um pouco de queijo gruyére. Derreta o queijo no forno, ou seja mais arrojado, como eu fui! :D

Meatball Sub 01

É só servir, de preferência com uma boa cerveja Saison. Será uma senhora aula de harmonização de cervejas!

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário