cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Whisky Festival [e a receita da melhor sopa gelada de beterraba que já tomei]

Posted: 12 May 2011 06:21 AM PDT

Na semana passada, à convite da Diageo, pude participar de um jantar do Whisky Festival, assinado pelo Chef escocês Tom Kitchin, proprietário do The Kitchin, na Escócia, e mais jovem chef a receber uma estrela do Guia Michelin.

Pra quem não conhece, o evento é anual e já está na quinta edição. A idéia, é trazer um pouco do espírito da Escócia ao Brasil, promovendo shows, jantares e whiskies a preços especiais harmonizados com petiscos em bares selecionados.

O convite, já foi um show à parte: um livreto muito classe A, com a história da bebida, dicas sobre a degustação dos whiskies, bem como um kit de aromas do whisky, para eu já treinar o meu nariz a buscar os aromas do destilado. Com meu envolvimento cada vez maior com cervejas (tô pra contar isso pra vocês num outro post), já tenho boa prática nisso, mas o whisky é uma bebida com características completamente diferentes.

O jantar e as harmonizações foram fantásticas. Sintam como a minha noite foi chata… No final do post, dou a receita do primeiro prato, uma sopa gelada de beterraba, mais gostosa do que qualquer outro borscht que eu já tenha tomado. (As lindas fotos são do fotógrafo Mário Águas).

Carpaccio de polvo e frutos do mar brasileiros

Esse prato, levinho, levinho, foi harmonizado com o whisky Black & White, que, com seu aroma de ervas, combinou bem com o molho do carpaccio e com o adocicado dos frutos do mar.

Terrina de cabeça de porco, com camarões brasileiros

Fantástica, a execução do prato. Foi uma das melhores carnes de porco que já comi. Não comi o camarão, pois tenho alergia, mas falaram que estava fino!
O prato foi harmonizado com Johnnie Walker Green Label, que eu adoro. Trouxe um aroma floral e um sabor defumado e de caramelo, que combinou bem com a carne.

Beef Wellington brasileiro com cogumelos shitake

A carne estava perfeita. Eu já tentei, mas não consegui chegar a deixá-la assim, todas as vezes que fiz este prato. Os cogumelos, estavam frenéticos, até quem não era fã de cogumelos, gostou!
Aqui, rolou um whisky mais encorpado, para cortar a gordura do prato. Foi o Old Parr, que tem notas de mel, açúcar mascavo e erva-cidreira. Para mim, um whisky muito forte, tive que diluí-lo em um pouquinho de água para sentir os aromas.

Whisky Baba com frutas da estação.

Docinho, pra fechar a noite, delicioso. E muitíssimo melhorado pela harmonização com o espetacular Johnnie Walker Blue Label, que tem notas bem equilibradas de mel, baunilha e frutas vermelhas. Tive que repetir o whisky aqui, porque não sou bobo, né?

Como eu disse, o jantar, já começou bem. Uma sopa gelada de beterraba, com uma colherada de patê de truta defumada. Sopas de beterraba não são o meu prato favorito. Mas essa, talvez por levar iogurte na receita, talvez pela truta defumada, talvez pela harmonização com o Johhnie Walker Black Label, foi o melhor prato da noite, pra mim.

E dá pra repetir a receita em casa, olha só:

Ingredientes para a sopa

- 2 colheres de sopa de óleo vegetal;
- 1 cebola, descascada e cortada;
- 5 beterrabas grandes, descascadas e cortadas;
- 1-2 colheres de chá de vinagre de Jerez;
- 800 ml caldo de frango;
- 150 ml de iogurte natural;
- sal e pimenta à gosto;
- 100 gramas de ciboulettes (cebolinha francesa) picada fina.

Ingredientes para o patê de truta defumada

- 4 filés de truta defumada;
- 200 gramas de cream cheese;
- 2 limões sicilianos, espremidos;
- 100 gramas de ciboulettes (cebolinha francesa) picada fina.

Aqueça uma panela, adicione o óleo e refogue a cebola em fogo baixo até murchar. Adicione as beterrabas picadas, o vinagre de Jerez e refogue de 10 a 15 minutos em fogo médio.

Aqueça o caldo de frango e adicione à panela com beterrabas, cozinhando em temperatura baixa até elas ficarem macias. Adicione mais caldo de frango se a sopa estiver muito grossa.

Bata a sopa em um liquidificador até obter uma textura aveludada.

Adicione 90 ml de iogurte natural à sopa e misture com um batedor. Reserve o restante do iogurte para decorar o prato.

Leve a sopa à geladeira, pra ficar bem geladinha.

Para o patê de truta defumada, desmanche o file de truta em um bowl, adicione o cream cheese, tempere à gosto com o suco de limão, sal e a ciboulette picada. Leve à geladeira até a hora de servir.

Coloque a sopa dentro dos bowls e sirva acompanhado de uma colherada (quenelle) do patê de truta, um pouco de iogurte natural e ciboulette picada.

Pode fazer e servir no próximo jantar, que é tiro certo!

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário