cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Terrine de berinjela

Posted: 17 May 2011 06:36 AM PDT

Essa é uma daquelas receitas maravilhosas, que aprendi na Escola Wilma Kovesi. E tem que ficar na aba da cartola, para quando você quiser impressionar! Além de leve, é uma forma muito diferente de apresentar berinjela, e mesmo aqueles que não gostam tanto (como eu) se rendem a esse tempero e ao sabor.

Antes que você desanime com o nome da receita, imaginando algo muito complicado de preparar, é bom saber que terrine é, nada mais, nada menos, do que uma forma de bolo inglês. E os pratos frios, enformados e servidos nesse tipo de formato, são "terrines". É um pouquinho trabalhoso no preparo e na montagem, mas vale a pena!

Vamos à receita:

- 2 berinjelas cortadas em fatias de 0,5 cm, no sentido do comprimento
- 2 pimentões vermelhos, sem pele ou sementes
- 150 g de ricota
- 50 g de queijo gorgonzola
- ½ xícara de azeitonas pretas cortadas em cubos bem pequenos (quase uma pasta)

Importante: Na receita original, em vez da mistura de ricota e gorgonzola, foi utilizado o queijo de cabra, que é o meu preferido! Porém, é um queijo mais caro e difícil de encontrar em algumas regiões. A substituição da ricota + gorgonzola barateou o custo e o sabor foi aprovado! Se quiser testar com o queijo de cabra (tipo chévre), utilize 300g.

Fatie as berinjelas no sentido do comprimento, em fatias médias (uns 5 mm), e mergulhe-as em água e sal, durante 15 minutos, aproximadamente. Escorra, seque bem cada uma delas (em papel absorvente) e reserve.

Leve as fatias para grelhar, sem óleo. É interessante levar em uma grelha que "marque" as fatias, como você pode ver na foto. Essas marquinhas do grelhado dão um resultado bonito no final. Reserve.

Unte os pimentões em óleo e leve-os ao forno até ficarem bem escuros (para retirar a pele) ou leve-os, sem untar com óleo, diretamente à boca do fogão, até ficar completamente escuro. Abafe-os num saco plástico ou uma tigela tampada (até esfriar) e lave-os em água corrente. A pele vai desgrudar inteirinha. Corte os pimentões ao meio, para retirar as sementes, lave e seque-os bem. Reserve.

Pique as azeitonas pretas até formar quase uma pasta, mas mantendo os cubinhos. Reserve.

Leve ao processador a ricota e o queijo gorgonzola, até formar uma pasta bem homogênea. Reserve.

Agora chegou a hora da montagem! Forre uma forma de bolo inglês (terrine) com um filme plástico ou um saco plástico para uso culinário (bem limpo e sem corantes). Monte as fatias de berinjela grelhadas de forma na transversal, de forma que uma fatia cubra as laterais e o "fundo" da forma (que será a superfície da sua terrine ao desenformar). Nos lados menores da forma, você pode colocar uma fatia de berinjela cortada ao meio.

A marca da grelha, nessa hora, vai se tornar decorativa, além de emprestar um sabor levemente defumado à sua terrine. Alterne camadas de berinjela, azeitona, queijo, pimentão, até chegar à altura da borda. Cubra com uma fatia final, envolva com filme ou saco plástico, e leve à geladeira, de um dia para o outro, com um peso em cima. (Eu costumo colocar um saquinho fechado de feijão, apenas para distribuir igualmente o peso).

No dia seguinte, desenforme a terrine, retirando-a do plástico, corte em fatias e sirva com um fio de azeite extravirgem e um pouquinho de flor de sal e pimenta do reino, se gostar.

 

É de comer de joelhos…

 

Essa receita foi originalmente publicada no Blog Centauro Mulher.

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário