Prato Fundo - Boletim Informativo

Prato Fundo - Boletim Informativo


Trufa Amarga de Yuzu

Posted: 26 May 2011 08:55 AM PDT

Trufa Amarga de Yuzu

Não me canso de falar do yuzu (limão japonês), desde que o conheci e pude começar a usá-lo ano passado quando ficou disponível.

Ainda continuo com a relação de amor e ódio, é sem dúvida o cítrico rei para mim. Gosto o mix de sabores que o yuzu possui. Já a parte ruim dessa relação é a sua absurda sazonalidade (praticamente apenas em maio) e preço. É comercializado por unidade.

Devido a tudo isso, o que será feito deve ser escolhido a dedo. Pensei em fazer um repeteco do ano passado, um Chiffon Cake de Yuzu. Mas queria de algum jeito unir o yuzu com chocolate…. Assim, cheguei na trufa amarga de yuzu.

Decidi classificar como um doce conceitual, mesmo ele sendo bem real. Não quero ouvir queixas e reclamações depois dizendo que a receita estava errada e a pessoa gastou em ingredientes, mesmo explicando que a receita precisa de melhorias, por isso não tem receita para deixar bem claro. Tenho mais paciência idade para isso não. :P

Trufa Amarga de Yuzu

Digo isso por existir alguns pontos que deverão ser trabalhados numa próxima tentativa, usando outro cítrico. Infelizmente não conseguirei usar yuzu de novo, só ano que vem.

Como se pode notar a massa é chocolate negro, no caso, amargo. Fiz um blend entre chocolate amargo (53% cacau) e meio amargo para não ficar tão amargo, e nem queria muito a doçura do meio. Mesmo o yuzu sendo bem aromático fiquei receoso que o bitterness do chocolate o mascarasse.

A massa nada mais é do que um ganache em ponto de trufa. Nesse quesito que mudaria alguns pontos. Usei creme de leite fresco (35% gordura), como já estava aberto resolvi aproveitar ao invés de abrir outro de caixinha/lata. De qualquer maneira, creio que usei muito, deveria ter colocado menos para deixar a massa mais firme.

Ficou consistente, mas muito sensível ao calor. Estando poucos minutos fora da geladeira era suficiente para amolecer consideravelmente. Por outro lado, a textura na hora de degustar ficou quase-perfeita (sabe como é, não existe nada perfeito): macia, cremosa e derretendo na boca.

Para agregar os aromas do yuzu foi feita uma infusão das raspas da casca no creme de leite e usado o suco na massa também. O cheiro era incrível.

Para fazer as porções, as bolinhas de massa, utilizei a manga de confeitar. Muito mais fácil, prática e mais limpa. Depois disso, as bolinhas foram banhadas em chocolate branco (derretido e temperado) e as sementes de papoula deram o toque final. Ia usar raspas de mexerica, mas acabou não dando tempo. O chocolate secou rápido e estava com as duas mãos banhadas com o chocolate.

Trufa Amarga de Yuzu

Antes que perguntem, as minhas sementes falam finlandês. Vieram de fora como presente, tudo bem que a minha cidade no interior é aleatória e ultimamente tenho a encontrado.

A temperagem do chocolate ficou como manda a técnica de derretimento e tempera. Também depois da aula prática de chocolate que fiz com a Simone Izumi. O chocolate secou na minha frente, pura mágica.

Para banhar foi necessário uma dose maior de rapidez, mesmo a temperatura do chocolate não sendo alta era suficiente para amolecer a massa da trufa que, como já disse, estava bem delicada. Mas no fim, o resultado ficou ótimo.

E a combinação? Ficou melhor do que o esperado, realmente combina. Chocolate e yuzu são bons amigos, fazem uma união bem feliz. Bom, considerei assim. :)

Outras Sugestões:

  1. Prazer, Yuzu (Limão Japonês)
  2. Limão Siciliano, Yuzu & Papoula
  3. Chiffon Cake de Yuzu

Siga o PratoFundo no Twitter: @pratofundo.
Vire no Facebook: facebook/pratofundo.


0 Response to "Prato Fundo - Boletim Informativo"

Postar um comentário