Prato Fundo - Boletim Informativo

Prato Fundo - Boletim Informativo


Monkey Bread (Pão Doce)

Posted: 31 May 2011 03:15 AM PDT

Monkey Bread

Escutei falar tanto em monkey bread, monkey bread e monkey bread… e qual foi o resultado? Tive que fazer para saber o que tinha de tão diferente nesse pão todo feito em gominhos.

Não encontrei muitas referências da origem dessa preparação e nem qual a razão para esse nome tão peculiar. Sei, apenas, que é tradicional dos EUA, servido no café manhã. Basicamente é um pão doce com especiarias e amanteigado, sendo coberto com uma calda de caramelo, se desejar. Melhor ainda se servido morno ou aquecido.

Tudo bem que tem lá algumas calorias a mais, mas se serve de consolo essa versão usa farinha integral para apaziguar um pouco a culpa.

Monkey Bread

A receita original, na minha modesta e humilde opinião, tem alguma coisa errada está equivocada. Aliás, bem equivocada. A proporção de secos (farinha de trigo em geral) é muito maior do que a de líquidos.

Praticamente 5 cups de farinha para um ovo e 125mL de água. Tem a manteiga também, mas é pouca umidade para tudo isso de base seca. Prevendo que isso iria acontecer, adicione por conta leite morno para conseguir utilizar parte dessa farinha.

Outro detalhe era o sabor. Em tese é um pão “doce” com especiarias, na verdade, só canela. O detalhe que a parte doce viria de fora, ou seja, a massa em si é “branca”. Quero dizer, pelos ingredientes iria lembrar um pão normal coberto com uma calda adocicada.

Para melhorar isso decidir acrescentar açúcar na massa também para dar apenas um toque, pouco coisa. Não fica doce, doce na sua essência. A massa, quero dizer.

Voltando na especiaria, para dar mais aromas ao pão coloquei também cardamomo. No caso, usei um mix finlandês próprio para fazer a Korvapuusti / Pulla, outro pão doce com especiarias, mas de origem finlandesa. Pode usar cardamomo normal, colocando de acordo com o seu paladar.

Observando a lista de ingredientes notará que vai bastante fermento quando comparado com o todo. Considerando que é uma massa difícil por ter farinha de trigo integral e manteiga, é compreensível. Além do mais, ocorrem 3 períodos de fermentação. Assim, não ficou com gosto de fermento.

Falando em gosto. O resultado foi bom, tudo bem que eu tinha uma grande expectativa para saber o que raio tinha de tão especial nesse pão. É gostoso, mas não tem lá muita justificativa pelo tanto que foi dito ou como disse, esperei demais. Convenhamos, tem manteiga e canela, se ficasse ruim… Claro, uma outra receita mude essa primeira opinião, quem sabe, né?

Monkey Bread (Pão Doce de Canela e Cardamomo)


Monkey Bread

Rendimento: 1 pão grande
Baseada em Easy Monkey Bread.

Ingredientes

  • 380g farinha de trigo
  • 255g farinha de trigo integral
  • 200mL leite morno (integral ou semidesnatado)
  • 120g manteiga sem sal (temperatura ambiente)
  • 50g açúcar cristal
  • 1 ovo (temperatura ambiente)
  • 125mL água morna
  • 20g fermento biológico seco instantâneo
  • 3g mel
  • 6g sal
  • 3g a gosto cardamomo (usei um mix finlandês)
  • 30g manteiga sem sal derretida
  • Canela em pó para polvilhar
  • Açúcar refinado para polvilhar

Modo

  1. Dissolver o mel na água morna, acrescentar o fermento biológico seco instantâneo. Mexer bem, reserve até espumar bastante, cerca de 5-7 minutos.
  2. Dissolver o açúcar cristal e o cardamomo (previamente transformado em pó) no leite morno.
  3. Numa tigela juntar a mistura de fermento, as farinhas e o sal. Começar a sovar (ou usar a batedeira planetária com o batedor gancho).
  4. Adicionar o ovo e a mistura de leite aos poucos. A quantidade de líquido por variar dependendo da umidade das farinhas e do tamanho do ovo.
  5. Quando a massa começar a ganhar forma, adicionar a manteiga aos poucos.
  6. Continuar a sovar até a massa ficar lisa e elástica. Na batedeira, cerca de 8 minutos.
  7. Bolear a massa (deixar em formato de bola), reservar na tigela coberta até dobrar de tamanho. Cerca de 45-60 minutos.
  8. Retirar todo o gás da massa amassando-a pelo centro, bolear novamente. Reservar por 30-45 minutos.
  9. Misturar a canela em pó e açúcar refinado, a quantidade pode variar de acordo com o seu paladar. Será usado na fôrma para polvilhar e passar na massa.
  10. Untar uma fôrma de furo (24cm diâmetro por 8cm) com parte da manteiga derretida, polvilhar com o mix de açúcar e canela.
  11. Dividir a massa em 4 partes e cada parte em 16 pedaços menores. Bolear cada um deles e passar na mistura de açúcar e canela.
  12. Distribuir as bolinhas na fôrma, deixando uniforme a distribuição.
  13. Reservar por 20-25 minutos, a massa irá crescer e quase preencher os espaços vazios.
  14. Pré-aquecer o forno em 180ºC.
  15. Assar por 25-30 minutos a 180ºC, a massa superficial deve estar bem dourada.
  16. Retirar do forno e deixar esfriar na fôrma por 3-4 minutos antes de desenformar.
  17. Passar o restante da manteiga derretida sobre o pão e polvilhar com o mix de açúcar e canela.
  18. Servir morno ou temperatura ambiente.

Monkey Bread

Outras Sugestões:

  1. Doce de Padoca: Sonho
  2. Base para Torta Doce (Maisena)
  3. Zenzai – Doce de Feijão Azuki

Siga o PratoFundo no Twitter: @pratofundo.
Vire no Facebook: facebook/pratofundo.


Quentinhas: Aulas de Biscoitos Decorados

Posted: 30 May 2011 11:48 AM PDT

Aulas de Biscoitos Decorados: nova programação de cursos na The Cake is The Table. Aulas de biscoitos decorados, cake pops e cupcakes temáticos para o Dia dos Namorados (jun/2011) para quem já tem um pouco de habilidade da cozinha, com as confeiteiras Paula Cinini, Maria Pia Aleo e Paula Simões. Acontece em São Paulo. Maiores informações: The Cake is The Table.

Outras Sugestões:

  1. Quentinhas: Aulas Chocolatria
  2. Quentinhas: Curso de Cozinha Molecular, Mixologia e Criogenia
  3. Quentinhas: Prazeres da MESA – Ao Vivo Recife

Siga o PratoFundo no Twitter: @pratofundo.
Vire no Facebook: facebook/pratofundo.


0 Response to "Prato Fundo - Boletim Informativo"

Postar um comentário