cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Sopa de tomate

Posted: 27 Jun 2011 12:32 PM PDT

Eu AMO o frio! E quando me perguntam por que, digo sempre que é “pra ficar quentinha”.

E para ficar quentinha, nada melhor que uma boa sopa, não é? Quer dizer… é claro que tem coisas muito mais gostosas para essa finalidade – um namorado, um bom vinho, um edredon (juntos, claro). Mas, se você aí está como eu, em vôos solos, a sopa é o especial do dia, até que outras formas de se aquecer não aconteçam!

Eu sou louca por sopas! De vários tipos e sabores, cremosas, em pedaços, todas. Além de serem uma boa forma de misturar legumes, verduras, sabores, são também termodinâmicas, aceleram o metabolismo… e aquecem o coração.

Essa eu aprendi com a Faby Zanelati, e adaptei uma coisinha ali outra aqui.

- 1 lata de tomates pelados + a mesma medida de caldo de legumes
- ½ cebola picada
- ½ dente de alho amassado
- ½ xícara de suco de laranja
- 2 colheres (sopa) de molho inglês
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de azeite comum
- 1 colher (chá) de açúcar (se houver necessidade)
- 1 pedaço de gengibre descascado, do tamanho de uma colher de café. (opcional)
- folhas de manjericão (opcional)
- 1 colher de requeijão light (para decoração)
- 1 fatia de pão integral torrado no forno para acompanhar

Aqueça o azeite e leve a cebola e o alho para dourar. Acrescente a farinha de trigo e mexa até dourar levemente também. Essa etapa é apenas para "cozinhar" um pouco a farinha de trigo, para que não haja sabor residual no resultado final, além de servir como um leve espessante. Acrescente os outros ingredientes, deixe ferver por uns 5-8 minutos, até que a cebola esteja bem macia e o tomate tenha incorporado o sabor dos ingredientes. Junte o pedaço de gengibre inteiro, que vai ser retirado, antes de levar a sopa ao liquidificador. Misture uma colher de açúcar se a sopa estiver muito ácida. Prefiro os tomates em lata, exatamente por esse motivo: são menos ácidos que as opções nacionais.

Bata tudo no liquidificador, volte à panela e deixe engrossar mais um pouco. Sirva bem quentinha, acompanhada de uma colher de requeijão (se gostar) e umas torradinhas recém-tiradas do forno!

Se preferir, substitua o gengibre por um pedaço de pimenta dedo-de-moça, que tem uma picância diferente, mas retire-o também, antes de levar a sopa ao liquidificador.

Vou dizer uma verdade: só falta o namorado para ficar perfeito!

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário