Prato Fundo - Boletim Informativo

Prato Fundo - Boletim Informativo


Abacaxi Liofilizado Jasmine

Posted: 27 Jun 2011 03:15 AM PDT

Abacaxi Liofilizado Jasmine

A liofilização é um método de desidratação, ou seja, remoção d’água para preservação (ou facilitar o transporte). Ao contrário da secagem usual que usa temperaturas altas, o produto liofilizado foi congelado e a água é sublimada (passa do estado sólido para o gasoso diretamente), por isso é também conhecido como freeze-drying. Desta maneira, é esperado que os valores nutricionais sejam mantidos, no caso dos alimentos.

Já conhecia o processo e lidei com alguns ingredientes assim. É largamente utilizada na indústria farmacêutica para preservar vacinas, soros, medicamentos e um mundo de outras substâncias.

Voltando para a comida. Não é encontrado no mercado com facilidade liofilizados, é um processo relativamente demorado e caro, o que eleva o preço final do produto.

O que me vem a mente primeiro seria café e chá solúveis, sendo que para o café o método mais comum é o spray-drying (igual do leite em pó) que é um técnica diferente de secagem.

Abacaxi Liofilizado Jasmine

Por tudo isso fiquei muito interessado quando a Luciana comentou sobre o abacaxi liofilizado (veja: Frutas Liofilizadas), afinal, não é todo dia que se tem acesso a isso.

Depois de quatro mercados diferentes, encontrei o dito no último. Isso que havia apenas duas embalagens restantes.

O sabor é diferente no sentido de ter o gosto do fruto. Como não passa por altas temperaturas, não cozinhou e nem possui sinais de caramelização/dourado (reação de Maillard, em suma). O detalhe fica por conta da textura muito crocante, quase uma “fritura” (figura de linguagem), porém seco.

São 30g de abacaxi liofilizado, segundo a embalagem equivale a 10 fatias do fruto. Só achei estranho ter a indicação “valores com base na literatura”. É difícil separar 10 fatias antes e depois do processo e pesar? Custou r$3,99 numa rede local, tendo esse preço como base o quilo ficaria em r$133.

O abacaxi na embalagem que comprei veio bastante pulverizado, bem quebrado. Não sei se era para ser assim, de qualquer modo não é uma boa apresentação. Poderia vir um aviso que o produto absorve facilmente a umidade do ambiente, fica grudento.

Isso pode não ser um problema tão grande, como vem muito pouco e dependendo da sua vontade, comer tudo de uma vez só é fácil, fácil.

Abacaxi Liofilizado Jasmine

Acabei pesando (foi influência do SrCCOO), existiu uma variação de 1g para menos, considerando que a minha balança não é de precisão (e nem analítica), o peso deve ter caído na faixa de variação da balança.

Agora uma chatice da minha parte, poderiam melhorar a embalagem e quem sabe reduzir custos. Para a quantidade que vem, o saquinho é muito grande, se duvidar tem mais “ar” do que abacaxi. É mais uma sugestão do que crítica.

Tirando as ressalvas, gostei do ingrediente. O gosto de abacaxi é pronunciado e usaria em algumas preparações que pedem frutas liofilizadas.

Abacaxi Liofilizado Jasmine

Outras Sugestões:

  1. Produtos Finn: Cereal, Barras & Cookies

Siga o PratoFundo no Twitter: @pratofundo.
Vire no Facebook: facebook/pratofundo.


0 Response to "Prato Fundo - Boletim Informativo"

Postar um comentário