cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Bolo básico [com recheio de damascos]

Posted: 30 Jun 2011 12:30 PM PDT

Essa receita é uma delícia! É um bolo básico, que pode ter muitas variações, dependendo do seu gosto e - se você costuma decidir essas variações como eu – do que você tiver na geladeira.

Essa versão foi feita com damascos picados, mas pode ter frutas cristalizadas, maçãs, bananas, peras, goiabada, doce de leite, e tudo mais que a sua imaginação permitir.

A receita do bolo é sempre a mesma:

- 2 ovos
- 1 xícara (chá) de manteiga
- 1 xícara (chá) de açúcar (ou duas xícaras, se preferir mais doce)
- 200 ml de iogurte natural
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó

- 100 g de damascos picados e “enfarinhados” (passe os pedacinhos pela farinha)
- 1 xícara de geleia de damascos

Bata bem a manteiga com os ovos e o açúcar.

Aqui vem um trucão – uma instrução universal para bolos: quanto mais você dissolver a manteiga no açúcar e mais bater os ovos – sejam inteiros ou separados em clara e gema – melhor será a sua base de bolo, mais ar você estará inserindo na massa… e, portanto, mais “força física” ela terá para inflar dentro do forno.

Muito técnica a explicação? Não, lei básica da física. O bolo precisa de ar para subir e quanto mais você bater a massa, mais consegue esse ingrediente “quase oculto” na receita, que é primordial para o bolo crescer! :)

Depois de formar um creme bem homogêneo (fica esbranquiçado), acrescente o iogurte e a farinha e continue a bater. A massa não fica muito sedosa, fica um pouquinho “grudenta”.

Desligue a batedeira e acrescente o fermento em pó. Misture os pedacinhos de damascos picados e “enfarinhados” e reserve.

Segundo trucão: unte bem a forma com manteiga e salpique açúcar. Isso mesmo, açúcar e não farinha, como é mais usual. Esse açúcar vai formar uma pequena “casquinha” em volta do bolo, ficando mais crocante. E não vai interferir para desenformá-lo.

Coloque metade da massa na forma e disponha a geleia em colheradas, para que, ao cortar o bolo, o recheio fique assim:

Não espalhe a geleia por toda a massa (até as bordas) para que o bolo não se divida ao desenformar. Deixe-a no centro da massa, pois precisamos que a segunda parte da massa (a ser colocada após a geleia) grude em outro parte  de massa. Essa regra vale para qualquer recheio.

Os pedacinhos damascos vão ficar levemente cremosos, pelo calor do fogo, o que é uma delícia! O mesmo acontece com as frutas que você optar, ou outros recheios.

Terceiro trucão: leve ao forno bem quente por 10 minutos, até que o bolo cresça, e depois abaixe bem a temperatura do forno, para que ele termine de assar.

Para saber se está pronto, espete um palitinho. Saindo “limpo”, isto é, sem resíduo de massa crua, está pronto para comer.

E se você tiver uma filhota sapeca em casa, tão impaciente quanto a mãe, desenforme e coma ainda quente… porque lá em casa, bolo quente não dá dor de barriga, não! :) Pelo contrário, conforta! (ufa, quase nem deu tempo de tirar as fotos!)

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário