cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Sopa de milho e maçã verde com pupunha ou sopa quebra tabus.

Posted: 24 Aug 2011 06:52 AM PDT

Eu já fui uma criança bem chata pra comer.

Virei adolescente e continuei chata. Só melhorei, de fato, depois que virei mãe e comecei a cozinhar. E nesse período de mudança total de antigos (maus) hábitos, fui aos poucos quebrando os tabus que eu tinha com certos alimentos: cebola eu não comia nem sob tortura; verdinho de cheiro verde na comida, nem se fosse no molho de salsicha; ervilha me dava gastura só de pensar; beterraba eu não comia nem se me falassem que era a cenoura da Barbie.

Esses meus  tabus só foram quebrados de verdade, quando eu comecei a aprender a cozinhar e ver os alimentos sob outra perspectiva: a cebola pode ser uma delícia quando feita junto com um bife (tudo bem que hoje como até cebola crua); ervinhas são ótimas e a vida muda quando se experimenta tomilho direto da horta pela primeira vez; ervilhas podem ser deliciosas quando verdes e vindas de dentro de uma fava e não cinzas, provenientes de dentro de  uma lata. E até a beterraba por si só, pode virar a estrela de um almoço, quando não é cozida por horas até ficar molengona e branquela.

E essa sopa, virou um bom exemplo de quebra de tabus. Quando fiz a primeira vez, há alguns bons anos, surpreendeu meu paladar. Surpreendeu tanto, que sempre que algum amigo ia em casa jantar, eu preparava essa sopinha, nem que fosse somente como uma entrada. Mas nesse processo de querer apresentar a sopa para o mundo, eu me deparei com alguns amigos torcendo o nariz e dizendo:

“hmmm, mas tem maçã na sopa, não gosto de nada agridoce.”
“mas vai alho, né? não como alho.”
“posso até gostar da sopa, mas não gosto de pupunha.”
“não gosto de nada com curry.”
“gosto muito de milho, mas não gosto de sopa de milho.” (e isso quem disse foi a @dehbora)

Surpreendentemente, todos que à princípio ficaram com o pé atrás por causa de um ingrediente ou outro, experimentaram a tal da sopa, adoraram e ainda repetiram! E sei que teve amigo que até reproduziu a sopa em casa! Mas o mais legal de tudo isso mesmo, foi ver alguns tabus serem quebrados bem na minha frente, e ouvir frases como “obrigado, pela primeira vez que como algo com curry e gosto bastante!”

Então, aproveita que tá friozinho e faça essa sopa, mesmo que você não goste de um ou outro ingrediente. Pode ser que você também se surpreenda!

Sopa de milho e maçã verde.

Ingredientes:

Sopa:

- 100ml de azeite;
- 2 cebolas roxas grandes, picadas;
- 3 dentes de alho, picados;
- 800g de milho verde congelado (nessa receita, milho em lata é proibido!);
- 500g de maçã verde em cubos, pesadas sem a casca;
- 1,2 litros de caldo vegetal ou de frango  (caseiro, preferencialmente);
- 50-100g de golden curry medium hot – embalagem verde (*)

Pupunha:

-400g de palmito pupunha desfiado;
-50-100ml de azeite;
-sal e pimenta-do-reino;
-ciboulette ou só a parte verde da cebolinha;

Preparo:

Numa panela grande e de fundo grosso, coloque o azeite para esquentar em fogo alto.
Em seguida, refogue a cebola até ficar bem macia, mas sem dourar.

Coloque o alho e assim que perfumar, depois de alguns segundos, coloque o milho congelado e os cubos de maçã verde. Continue refogando, até as maçãs começarem a amolecer e o milho descongelar por completo.

Coloque o caldo na na panela, junto com o golden curry. O golden curry se dissolve aos poucos, igual cubinho de caldo knorr.

Assim que o caldo ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 15-20 minutos.

Desligue o fogo e bata a sopa num processador, liquidificador ou em um mixer de mão. Passe a sopa pela peneira, espremendo bem o bagaço do milho que estiver na peneira, pra aproveitar a maior quantidade de caldinho possível.

Volte a sopa para a panela e descarte o bagaço que sobrar na peneira. Aqueça em fogo baixo até ficar bem quente.

Enquanto isso, coloque o azeite numa frigideira grande em fogo médio e refogue o pupunha até ficar macio. Tempere com sal e pimenta e assim que desligar o fogo, coloque a ciboulette picadinha. Se usar cebolinha, coloque um pouquinho apenas na hora de servir.

Sirva a sopa quentinha guarnecida com um pouco de pupunha e quem sabe, quebre algum tabu!

 

(*) Golden curry é um tablete de curry e pode ser encontrado facilmente em lojas de produtos japoneses. Existe até uma marca nacional de golden curry, mas que eu ainda não experimentei, que também que também pode ser encontrada em grandes supermercados.

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário