cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Risoles de camarão [e a chance de ganhar uma casa!]

Posted: 22 Sep 2011 06:23 AM PDT

Tenho poucas lembranças gastronômicas de infância. Mas no meio dessas poucas lembranças, o tomate aparece algumas vezes: lembro de comer tomate cru com o tempero especial da mãe da minha melhor amiga (nunca comi igual!), o molho à bolonhesa da minha mãe e o molho da carne louca do pai dessa mesma  melhor amiga, que levava uma boa quantidade de tomates.

E eu não sou a única apaixonada por tomates não, o Lê e a Deh também são, como vocês podem ver aqui, aqui e aqui!

E por esse amor que temos ao tomate, estamos aqui divulgando a promoção TOMATEMANIA, que vai premiar os consumidores dos produtos Pomarola, Elefante, Tarantella e Pomodoro, com nada mais nada menos do que uma casa, mil reais em compras no período de 12 meses, além de carros e utensílios domésticos!

Para participar, é só cadastrar os códigos promocionais de algum dos produtos participantes no site www.tomatemania.com.br ou enviá-los via SMS para 49221. Só não esqueça de guardar a embalagem e torcer! Ah, a promoção começou no dia 01.09 e vai até 15.11.11!

Pra ilustrar esse post, escolhi uma receita surpreendente de risoles de camarão. De todos os salgados de festa, o que sempre me  chamou menos a atenção, foi risoles. Apesar de teoricamente usarem a mesma massa pra coxinha, risoles, bolinha de queijo ou qualquer outro salgado empanadinho e frito, eu sempre tive a sensação de o risoles guardava alguns litros de gordura extra. Sabe aquela sensação de você morder um risoles e sair gordura extra suficiente pra fazer outro risoles? Então, é isso.

Mas nem mesmo esse meu pé atrás me impediu de ter tido uma vontade louca e imediata de fazer esses risoles, assim que eu os vi, lindos e dourados, estampando uma receita de um livro que acabará de comprar.

Então lá fui eu no dia seguinte, feliz e contente, comprar os ingredientes que restavam para prepará-los. Depois do risoles pronto, já frito, fui lá dar a primeira mordida: risole sequinho, massa totalmente saborosa e com recheio delícia de camarão! Definitivamente, surpreendente! Tanto, que esse risoles já foi o rei da minha cozinha por mais várias e várias vezes depois!

Risoles de camarão (adaptado daqui)

massa:
- 150ml de leite;
- 150ml de água (ou caldo de camarão caseiro);
- 1 colher de colher de chá de sal;

- 50g de manteiga sem sal;
- 250g de farinha de trigo;
- 1/2 cebola pequena, 1 folha de louro e 2 cravos (opcional);

recheio:
- 200g de camarão cru (com casca, mas sem cabeça);
- 1 folha de louro;

- 125ml de leite;
- 125ml de água;
- 30g de manteiga;
- 1 colher de sopa de azeite;
- 1 cebola pequena, bem picada;
- 1 talo de salsão, bem picado;
- 2 colheres de sopa de salsinha, picada;
- 1 pitada de pimenta em pó ou chilli powder (eu uso chilli powder);
- 1 dente de alho, picado;

- 2 colheres de chá de extrato de tomate;
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
- suco e raspas de um limão siciliano;
- sal e pimenta-do-reino à gosto;

para empanar:
- 1 ovo grande, batido;
- sal e pimenta-do-reino;
panko (ou farinha de rosca);
- óleo de canola ou milho para fritar;

Preparo:
Inicie pela massa: faça um pequeno corte na cebola e coloque ali o louro. Espete os cravinhos nela. (Esse preparo chama-se cebola piquet e é usado principalmente para aromatizar o leite para se fazer o molho bechamel).

Coloque a cebola, o leite, a água ou caldo e o sal, e leve ao fogo até começar a ferver. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe repousando por 30 minutos.

Passados os 30 minutos, retire a cebola piquet e adicione os 50 g de manteiga, e leve ao fogo até ferver. Assim que ferver, retire a panela do fogo e adicione toda a farinha de uma vez, sem medo de ser feliz. Mexa bem com uma colher de pau, e volte a panela ao fogo e continue mexendo até virar uma bola.

Despeje a massa num prato e com cuidado, achate-a. Cubra com filme plástico, diretamente grudado na massa, e com uma faca, fure o plástico umas 3 ou 4 vezes, para o excesso de vapor sair.

Enquanto isso, faça o recheio. Leve uma panela ao fogo com 125ml de leite, 125ml de água e a folha de louro. Assim que ferver, acrescente os camarões e deixe-os até estarem cozidos, mas ainda bem macios.

Retire do fogo e escorra, reservando o líquido do cozimento. Descasque os camarões, e pique-os grosseiramente. Reserve.

Numa frigideira, aqueça a manteiga e o azeite. Junte a cebola e assim que começar a ficar levemente dourada, adicione o salsão e mexa até ficar macio. Junte a pimenta em pó, o alho e a salsinha e assim que o alho começar a perfumar, junte o extrato de tomate.


Cozinhe por mais alguns minutos, adicione a farinha, mexa, e em seguida, o caldo do cozimento dos camarões. Espere levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 5 minutos. Desligue o fogo e acrescente os camarões, o suco e as raspas de limão. Tempere com o sal e a pimenta e deixe esfriar.

Polvilhe levemente a bancada com um pouco de farinha, e abra a massa, usando um rolo de macarrão, com aproximadamente 2mm de espessura. Se a massa estiver grudando no rolo, polvilho um pouco de farinha na superfície da massa também. Corte círculos usando um cortador de 10 cm e coloque aproximadamente 1 colher de chá bem cheia do recheio no centro de cada círculo.

Molhe o dedo na água e passe-o em toda a volta do círculo. Dobre ao meio e aperte a massa firmemente para grudar bem.

Junte as aparas que sobrarem da massa, forme uma bola e abra novamente com o rolo, até ter usado a massa toda.

Bata o ovo com o sal e a pimenta, e coloque numa tigela grande. Em outra tigela, grande e larga, coloque  o panko ou a farinha de rosca.

Passe os risoles no ovo e em seguida, cubra-os inteiramente com o panko.

Enquanto isso, aqueça o óleo a 175oC (use um termômetro culinário, é bem baratinho e muito útil). Assim que atingir essa temperatura, frite os risoles até dourarem na parte de baixo, e usando uma escumadeira, vire-os com cuidado, para dourarem do outro lado.

Escorra-os em papel toalha e sirva os risoles com gomos de limão.

 

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário