cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Creme de laranja com frutas para o café da manhã e um aniversário!

Posted: 23 Sep 2011 05:13 AM PDT

Essa receita, que na verdade é mais uma dica do que receita, começou a ser feita com alguns dias de antecedência, apesar de toda sua simplicidade.

Começou nas mãos do Lê, fazendo alguns testes de pão de chocolate! O primeiro pão que ele fez, eu lembro que queimou (culpa do forno dele!). Daí na noite seguinte, ele fez outro pão, mas que desta vez não queimou e ficou bem delícia. Como eu tinha marcado uma reuniãozinha com os amigos em casa no dia seguinte, com comidinhas e bebidinhas, o Lê trouxe um pedaço do pão de chocolate que ele tinha feito, para experimentarmos.

E ser a anfitriã nessas reuniões é ótimo, porque é o anfitrião quem normalmente fica com a maior parte das comidinhas que sobram. E quem acabou ficando com um tecão do pão de chocolate do Lê, fui eu! Mwahaha!

O pão foi comido por mim no café da manhã do dia seguinte, apenas torradinho com um tico de manteiga sem sal. Mas ainda sobrará um pedaço pro dia que viria a seguir, e como esse dia era domingo, quis dar uma caprichada maior no meu café da manhã. Comecei cortando o pão em fatias e aquecendo-as no forno até as fatias ficassem levemente torradas dos dois lados. Enquanto isso, peguei um punhado de morangos e duas bananas e cortei em fatias. Coloquei as frutas já fatiadas numa tigela e acrescentei o suco de uma laranja. Enquanto isso, misturei 130g de creme de ricota com raspas de metade de uma laranja e adocei com mel ao meu gosto (gosto bem docinho!).

Assim que as fatias de pão, já levemente torradinhas, sairam do forno, esperei uns 2 minutos para que esfriassem só um pouquinho, cobri-as com um pouco do creme de ricota adoçado, acrescentei as fatias de frutas de modo que ficassem bonitas (era domingo, lembram? domingo merece um café da manhã bonito!) e por fim acrescentei mais um pouco das raspas de laranja e salpiquei um pouquinho só de açúcar demerara, pra ter um crocantinho. Mas o demerara é opcional, tá? E estava pronto meu café da manhã dos campeões! Ah, e se você não tiver o pão de chocolate do Lê pra usar como base, use o pão que tiver: fatia de pão de forma, pão de centeio ou até uma fatia de bolo de frutas, por exemplo.

Tá, e o aniversário, é de quem? Hoje é aniversário do Leandro! E justamente por isso escolhi essa receita, já que ela foi construída por um pedacinho meu e outro pedacinho dele. E isso representa bem a amizade, com cada um fazendo o seu melhor, cada um oferecendo um pouquinho de alguma coisa, pra no final, juntos,  resultar em algo maior e melhor ainda! (Nesse caso, resultou num café da manhã bem gostoso!) :)

p.s. da Deh: Só quero deixar também um beijo muito especial pro Lê, que é um irmão que eu ganhei em 2009, um grande amigo que nas horas mais importantes da minha vida (que também aconteceram nesses últimos anos) teve paciência, coração, ombros, ouvidos e uma amizade sem fim que me ajudou de tantas formas que ele nem sabe. Ou melhor, ele sabe. Tô indo contigo, pra passar de ano, hein? ;) Parabéns, maitre!

 

Feliz Aniversário, Lê!

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário