cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Salada 7 grãos com tofu grelhado

Posted: 27 Sep 2011 05:52 AM PDT

Alô você que começou a dieta ontem, o Dia Internacional de Mudança de Vida, e já está aí pensando na picanha com pão de alho no kilão do almoço!! Prestenção nesse post!  

Não importa o dia que você resolva ter uma vida mais saudável – que não inclui só o equilíbrio entre alimentação e atividade física mas principalmente a disciplina em manter esse ritmo – é preciso ter opções no cardápio que te facilitem a nova rotina.

Nós sabemos que a maioria dos alimentos mais calóricos não são só fáceis de comer – são fáceis de fazer também (pode começar a lista mentalmente: batata, massa, chocolate) – e entre algum alimento que demande mais tempo e trabalho na cozinha e algo que seja rápido e simples, acabamos optando pelos atalhos… e não são necessariamente os menos calóricos ou saudáveis.

Essa é uma salada que é tão coringa que merece um lugar de destaque no seu caderninho de receitas! É também excelente para ser levada na “marmitinha”, pois no dia seguinte, ela fica ainda mais saborosa (acredite!). Ou seja, sugestão perfeita para o início de uma reeducação alimentar!

Para 2 a 3 porções (bem servidas), vocês vão precisar de:

- 1 xícara de mistura de 7 grãos (no mercado, existem muitas opções desse tipo de "arroz" – com arroz selvagem, trigo, cevada, linhaça… uma infinidade de combinações. Escolha a que você gostar mais)
- 2 ½ xícaras de água temperada com 1 pau de canela, 1 colher de café de cominho, 2 cravos da índia, 5 a 6 grãos de pimenta do reino e sal a gosto.
-
1 fatia grossa de tofu, cortada em cubos pequenos
-
2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
-
2 colheres (sopa) de azeite extravirgem
-
Folhinhas de hortelã para finalizar

Leve a água para ferver com os temperos. Coe e acrescente a mistura de 7 grãos, cozinhando por aproximadamente 30 a 35 minutos, em panela semi-tampada. Em uma frigideira antiaderente, à parte, leve os cubos de tofu para serem grelhados (não precisa colocar óleo na frigideira), até todos os lados do cubo ficarem douradinhos. Reserve também.

Quando a mistura de grãos estiver cozida, tempere com o vinagre e o azeite, ajuste o sal e pronto!

E nada de torcer o nariz para tofu, que ele grelhadinho assim fica delicioso!

 

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário