Que eu gosto de cozinhar não é lá bem uma novidade, certo? Dentro do fantástico mundo da comida existem tantos segmentos para serem percorridos e dentre eles, a produção de geleia é um que sinto uma grande realização em produzir.
Não saberia explicar muito bem, mas recentemente descobri que gosto pra caramba muito de fazer preserves. Todo o processo de escolher qual fruto, a sazonalidade, o trabalho em si.
E por incrível que pareça, também acho divertido a parte com os vidros. Vai entender. Para quem não gosta, pode parecer um trabalho ingrato, nas bandas de cá é pura diversão.
O nome da geleia é bem direta: laranja com gengibre. Usei laranja pera que estavam no auge da produção (ao menos por aqui), ou seja, estavam bacanas e um valor bem legal. A acidez natural não estava tão grande o que casou bem com a picância do gengibre que eleva para outro patamar.
Gosto diria o nosso ami Pierre Hermé, açúcar deve ser usado como condimento. Ou seja, ser um facilitador para os principais mostrarem todo o seu valor, logo, prefiro geleias e preserves menos doces. Busco usar o necessário, não além.
Caso não ficou no clima de fazer em casa ou está sem tempo, como diria minha amiga Simone, compre de mim: PFdeli. Hahahaha ;)
Geleia de Lanraja & Gengibre
Rendimento: 4 potes
Ingredientes
- 3,66kg laranja pera (~17 unidades)
- ~890-1070g açúcar cristal
- 95g gengibre ralado
Modo
- Caso pretenda armazenar a geleia, é necessário preparar os vidros: Como se faz: Esterilizar Vidros Para Conserva
- Lavar e higienizar muito bem as laranjas.
- Retirar a casca da laranja com ralador tipo tira. Reservar.
- Cozinhar as tiras de casca da laranja com água suficiente para cobrir. Quando a água ferver, abaixar o fogo e cozinhar por 10 minutos. Remova a casca e descarte água.
- Descascar a laranja como se fosse Laranja Supreme.
- Cortar em gomos, reservar a parte branca central e as sementes.
- Pesar as laranjas cortadas, inclusive o suco liberado. Nessa quantidade, obtive 2,125kg. Esse valor serve de base para saber quanto de açúcar será colocado. No caso, metade: 1,070kg.
- Colocar as fibras brancas e as sementes da laranja dentro de um pano/saquinho de algodão limpo e amarrar bem.
- Numa panela grande e larga de metal não reativo (inox), colocar a laranja, gengibre e açúcar* (coloque metade agora), mexa bem. Junte o saquinho das fibras. Cozinhar em fogo médio até dar o ponto de geleia, cerca 1h30-2h*. De tempos em tempos, mexa a geleia, ajude a amassar os pedaços de laranja e retire o saquinho e aperte bem sobre a geleia (estará bem quente), sairá um líquido viscoso, é isso mesmo. É pectina.
- Distribua nos vidros, limpe os respingos e proceda os passos para esterilizar a geleia no banho de água quente por 20 minutos.
- Remova da água e deixe esfriar.
Observação
- Açúcar: a quantidade total de açúcar usado foi de 888g. Procuro utilizar a proporção de 2:1 (2 partes de fruta para 1 parte de açúcar), entretanto, acabo ajustando a quantidade. Prefiro geleias menos doces, porém, é preciso levar que quanto menos açúcar, a validade também diminui. E nem todas as geleias permitem isso.
- Tempo: o tempo de cozimento pode e vai variar, depende de como estavam as suas laranjas, o tipo de panela usada, o poder do fogão. Use o bom-senso para calcular isso.
Outras Sugestões:
- Geleia de Morango, Baunilha, Cítricos & Gengibre
- Bolo de Laranja do Panelinha
- Sherbet de Laranja
Estamos no no Twitter: @pratofundo.
Nossa página no Facebook: facebook/pratofundo.
0 Response to "Prato Fundo - Boletim Informativo"
Postar um comentário