cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Qual a origem do sabor?

Posted: 05 Jan 2012 10:29 AM PST

Antes (beeeem antes!) de começar a cozinhar, eu já adorava ler receitas, ver fotos de comida e sempre tive uma grande curiosidade em saber como um determinado alimento foi preparado ou bem como os ingredientes usados na minha receita de bolo preferida foram produzidos.

Essa curiosidade toda veio do meu pai, que adorava me contar como os animais eram criados e abatidos, qual o país de origem das frutas que ele comprava pra mim na feira ou até mesmo como era o plantio das verduras que eu nunca comia, pra ver se depois da história eu me animava em mandar pra dentro nem que fosse uma única folha de alface!

E para me ajudar nessa herança curiosa que meu pai me deixou, a Bunge, que é uma das principais empresas de agronegócios e alimentos do Brasil, criou um app para o Facebook que conta pra gente qual a origem de um determinado prato, desde como os ingredientes foram produzidos até ele chegar prontinho na nossa mesa!

Dá só uma olhada em como ele funciona: depois de acessar o app, eu digitei queijadinha, inspirada nessa receita linda do Lê. Daí o app monta um infográfico com a origem dos ingredientes e onde a Bunge está presente nessas etapas. Olha só:

Não é legal? Dá pra passar um tempão lendo sobre a origem dos seus pratos preferidos! Corre lá!

 

 

 

 

 

Bolo de chocolate light

Posted: 05 Jan 2012 04:53 AM PST

Não vou enganar vocês: quer impressionar num cardápio? Inclua chocolate. Quer dar diminuir o stress no fim de uma quinta-feira insana? Chocolate. Quer agradar a criançada? Chocolate.

Chocolate é realmente um ingrediente mágico!

Não é a primeira vez que compartilhamos com vocês um bolo de chocolate aqui no blog… eu mesma já sugeri dois, um muito tradicional, receita antiga – o Nega Maluca, outro mais “adulto”, com café, além do Melhor Bolo de Chocolate do Mundo (na minha opinião), que a Renata fez, ou o Frapê de Café (que também usa cacau na receita), lindo e mesclado do Leandro.

Em todas essas receitas, nos esbaldamos, embarcamos de volta à infância e acabamos exagerando a dose… Chocolate é bom, delicioso… mas é bastante calórico! E como resolver a épica guerra gordices versus balança, ainda mais depois das festas de fim de ano, em que tenho certeza que você, assim como eu, se empanturrou?

Ahá! Eis a solução!

Quando encontrei a receita desse bolo, desconfiei. A promessa de um bolo “light” sempre me deixa ressabiada em relação ao sabor… mas esse bolo conquistou meu coração na primeira mordida!

Nele há um ingrediente secretouma maçã ralada – que dá ao  bolo uma textura parecida a de um brownie. A massa fica úmida, saborosa… foi aprovadíssima!

Você vai precisar de:

- 1 xícara (chá) de chocolate em pó
- 4 ovos
- 200 ml de iogurte natural (um pote)
-  ¾ xícara de óleo vegetal (opte por canola, milho ou girassol)
- 1 e ½ xícara de açúcar mascavo
- 1 maçã ralada (o ingrediente secreto!)
- 1 xícara de farinha integral
- 1 colher (sopa) de fermento em pó

Bata bem os ovos, até se tornarem um creme esbranquiçado. Sem parar de bater, acrescente o óleo, o iogurte, o açúcar, a farinha de trigo e a maçã ralada. Ao final, incorpore o fermento em pó.

Leve para assar em forno bem quente (250oC) por 10 minutos, em seguida, abaixe a temperatura do forno para 180oC até terminar de assar. Para saber se o bolo está pronto, espete um palito de dente. Se ele sair sem resíduos de massa crua, está pronto!

Acompanha aqueles dias em que só chocolate salva… mas que não altera o tamanho da sua calça jeans no dia seguinte! :)

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário