cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Welsh Rarebit – ou como fazer um pão com queijo ficar incrível

Posted: 31 Jan 2012 03:44 AM PST

Vocês ainda não sabem, mas eu e a Renata estamos trabalhando todo dia até de madrugada, desenvolvendo um projeto novo, que vocês vão adorar.
E nessa pegada de trabalho intenso, nem todos os dias conseguimos fazer um bom jantar. Na verdade conseguimos sim, mas muitas vezes não estamos com a criatividade tão a flor da pele pra fazer algo mais elaborado, ou dá aquela preguiça de testar uma nova receita. E no pior dos casos, nos vemos (quase) sem tempo pra cozinhar.

Bem… a receita de hoje surgiu num dia em que tínhamos pouco tempo, mas muita vontade de algo novo. E, que se possível, levasse cerveja no preparo. Por que não um Welsh Rarebit? Diz se você não ficaria com vontade:

Essa receita tem os seus primeiros registros vindos do século 18. Eu gosto das versões que explicam o nome do prato de forma politicamente incorreta, sacaneando os Galeses (nada contra eles, por favor!):
1- A carne mais barata que se podia comer no Reino Unido era a carne de coelho (rabbit). Eles (os Galeses / Welsh) eram tão pobres e gostavam tanto de queijo, que a carne deles era o queijo, mais barato do que a carne de coelho.
2- Os Galeses eram tão estúpidos, que ao pedir pra eles caçarem um coelho, eles voltavam com um pedaço de queijo. Rabbit virou Rarebit pra sacanear o sotaque dos caras.

Enfim… humor britânico à parte, o prato é incrível e facinho de se fazer. E leva cerveja. Poderia ser melhor?


Faça assim:

- 300 g de queijo (eu usei gouda) ralado;
– 500 ml de cerveja escura (eu usei eisenbahn dunkel);
– 100 g farinha de trigo;
– 100 g de manteiga;
– 3 colheres (sopa) de molho inglês;
– 4 colheres (chá) de mostarda muito, muito boa;
– 2 gemas (se possível, de ovos caipiras, bem mais amarelinhas);
– pimenta-do reino;
- 2 ciabattas grandes cortadas ao meio, fatias de pão de forma ou algum outro pão à sua escolha (a gente usou ciabatta);
- azeite de oliva;

Misture a mostarda e o molho inglês e reserve. Coloque a cerveja numa panela e leve ao fogo baixo apenas até ficar morna. Não deixe levantar fervura.
Enquanto isso, coloque a manteiga para derreter em fogo baixo em outra panela. Assim que derreter, adicione a farinha e mexa constantemente com a ajuda de um fouet, da mesma forma que a fazemos a base de um molho bèchamel.

Adicione a cerveja aos poucos, mexendo constantemente. Aqui, um parênteses sobre a cerveja: Escolhi uma dunkel, pois ela harmoniza bem com o queijo gouda. Ambos trazem certa lembrança de amêndoas ao paladar, daí o motivo da harmonização.

Logo que colocar toda a cerveja, coloque o queijo e a mistura de mostarda e molho inglês. Mexa até o queijo derreter completamente. Desligue o fogo, coloque as gemas e a pimenta-do-reino e mexa por mais uns 2 minutos, sem parar, pra não ficar com pedacinhos de gema cozida.

Leve os pães ao forno, com o lado cortado para cima e um fio de azeite de oliva, para que dourem bem levemente. Retire os pães do forno e espalhe o rarebit com a ajuda das costas de uma colher. Leve novamente os pães ao forno, com o grill ligado até que dourem por cima. Sirva com uma saladinha simples que não tem erro!

Eu prefiro um desses do que um coelho!

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário