cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Camarões ao molho de acerola [e saudades de uma viagem deliciosa]

Posted: 01 Feb 2012 05:54 AM PST

Fazia um bom tempo que eu não tirava férias. Férias, de verdade. Daquelas para a gente sentar e ver o tempo passar, sem se preocupar com a hora, com a vida, com as contas…

No começo de janeiro, finalmente, consegui ter esse tempo e viajei para Natal com minha filhota. Foi uma semana muito importante para nós duas. A primeira que fizemos em dupla, só eu e ela, ela e eu. Confesso que dá um friozão na barriga partir para longe com uma criança – e se acontecesse algo comigo? Como ela ficaria? Botei todos os telefones de emergência nas bolsas e malas, deixei minha mãe e uma amiga avisadas dos nossos destinos e lá fomos nós, feito duas aventureiras!

Foi um tempinho para bater papo, brincar juntas o dia inteiro, dormir de mãos dadas com as camas pertinho, rirmos bastante e termos experiências únicas de mãe e filha. Uma semana de carinho e tempo exclusivos para a gente.

Esses momentos são ótimos para a gente se dar algumas "liberdades poéticas". Provar daquilo que não provaria, fazer aquilo que nunca fez. Filhota adorou carne de sol, comeu muita tapioca (ela já adorava) e comeu pela primeira vez camarões e lagosta. Lagosta recém-chegada do mar, feita de um jeito tão especial por uma moça numa ilha que é o tipo de comida que não dá pra arriscar copiar o tempero. Só se a moça e o mar vierem juntos!

E eu? De tudo de gostoso que tem lá, me apaixonei por cajá! Quase trouxe uma árvore de lá, oh frutinha danada de boa! E foi numa dessas "aventuras" pelos cardápios locais, que provei um camarão ao molho de cajá, levemente agridoce mas ainda mantendo a acidez leve da fruta, com um pouco de tomates, maçãs picadas e queijo coalho em cubinhos. Eu e a filhota devoramos o prato!

 

Voltei para São Paulo com o desejo imenso de repeti-lo… mas aqui é muito mais difícil encontrar cajá, e as polpas congeladas não têm o mesmo viço. Aqui também não tem drinks nevados (depois eu conto pra vocês como é), aquela brisa constante que vem do mar, as piscinas mornas no mar de  água rasinha, 300 dias de sol por ano e uma birra bem humorada com o pessoal de Mossoró. Aqui não tem, mas tem saudades de sobra dessa viagem deliciosa. E por isso, "sabotei" a receita dos camarões, e matei um pouco a vontade de voltar para lá.

Camarões ao molho de acerola com purê de batatas (para duas pessoas)

Base do molho
- 250 ml de leite integral
– 1 colher de sobremesa de farinha de trigo
– 1 colher de sobremesa  de manteiga
– 1/2 cebola piquée *
– sal a gosto
– 100 ml de polpa de acerola (usei a congelada)

- 1 maçã verde picada em cubinhos
– 50-100 g de queijo coalho picado (como só encontrei em espetinhos, utilizei um)

- 10 camarões graúdos, limpos, temperados com sal e pimenta rosa grosseiramente picada
– 1 colher de sobremesa de alho picado

Purê de batata
- 2 batatas cozidas e espremidas
– ½ xícara de leite
– 1 colher de manteiga
– sal a gosto

Para decorar e dar um charminho
- Castanhas de caju picadas grosseiramente

* para fazer uma cebola piquée, descasque a cebola, espete cravinhos da índia (3 a 4 no máximo) e faça um pequeno talho na lateral onde você vai enfiar uma folha de louro. Essa cebola é muito aromatizante e em molhos bechamel é quase obrigatória para saborizar o leite. É assim. oh:

A base do molho é um molho bechamel bem leve. Aqueça o leite com a meia cebola piquée.  Aqueça a manteiga com a farinha e mexa bem com um fouet até dissolver bem. Apague o fogo. Acrescente o leite aos poucos, até a farinha absorver todo o leite. Vá mexendo com o fouet. Quando estiver totalmente dissolvido, volte a panela ao fogo para engrossar. Se fizer seus molhos béchamel dessa forma, você nunca mais vai correr o risco de empelotá-los. Junte a polpa de acerola, misture bem e reserve.

Aqueça uma frigideira com um fio de azeite, o alho e refogue até dourar. Junte os camarões – e muita atenção! O preparo de camarões deve ser feito rapidamente, se você cozinhar por muito tempo, ele ficará "borrachudo" e seu prato perderá todo o charme. Um minuto (ou menos) de cada lado dos camarões é suficiente! Assim que mudarem de cor, vire-os e reserve-os. (Para vocês terem uma ideia, esse foi preparado bem rapidinho, o tempo de tirar a foto para vocês e virar).

Na mesma frigideira, junte as maçãs em cubinhos. Se sobrar um pouquinho do alho, ou das pimentinhas na frigideira, não tem problema. Doure os cubinhos de maçã. Junte novamente na panela o molho béchamel com a polpa de acerola, acrescente os cubinhos de queijo coalho e por fim os camarões já reservados. É o tempo de aquecer tudo e servir.

Lembre-se que você não pode deixar muito tempo nessa fase também porque os camarões não ficam bons em preparos longos. Esse último tempinho de fogo é apenas para misturar tudo.

Purê de batata
- 2 batatas cozidas e espremidas
- ½ xícara de leite
- 1 colher de manteiga
- sal a gosto

Cozinhe e esprema as batatas. Eventualmente, ainda que usemos batatas mais farinhosas e propícias à realização de purês, a própria água do cozimento acaba umedecendo e tornando seu purê "aguado". Por isso, após cozinhar as batatas, volte-as já espremidas à panela e mexa essa "massa" até "secar". Você vai perceber que vai se formar uma crostinha leve no fundo da panela. Esse é o ponto. Junte, então, o sal, o leite e a manteiga e mexa até a consistência de purê.

Deixei esse purê mais firme para que pudesse fazer "colheradas" dele. Mas a textura final continua sendo bem sedosa e macia.

Sirva os camarões com duas colheradas de purê e castanhas de caju para homenagear a cidade de Natal, tão acolhedora e inesquecível para mim.

Acompanhe com um montão de saudades e boas lembranças para o resto da vida.

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário