cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Falando de #cerveja: Colorado Indica

Posted: 03 Feb 2012 05:28 AM PST

Não sei se vocês sabem, mas eu sou sommelier de cervejas, pela Doemens Akademie / Senac, desde o ano passado. Estou trabalhando bastante com cervejas artesanais, inclusive mudando o meu foco profissional.

Acontece que o país vem passando por uma revolução neste meio. Ou você não notou que as gôndolas dos supermercados estão ficando com cada vez mais opções de rótulos de cerveja? Os bares, oferecendo uma gama maior de chopes e de outras opções além da tradicional loira gelada?

Como o diretor da Brewers Association (a associação dos cervejeiros artesanais americanos)  nos disse outro dia: “O Brasil vive hoje o comecinho do mercado que os Estados Unidos viveram há 20 anos”. Estamos engatinhando ainda, para criarmos uma cultura de bebermos menos e bebermos melhor.

Me dá muito orgulho fazer parte dessa história. E eu vou vir contar um pouquinho dela pra vocês aqui no blog, de vez em quando.

Hoje, vou falar de uma cerveja nacional que é fantástica, faz parte das minhas “cervejas do dia-a-dia”:

A Colorado Indica.

(lindo rótulo, desenhado pelo americano Randy Mosher

Essa cerveja, fabricada em Ribeirão Preto – SP, pela cervejaria Colorado é, de fato, bem diferente do que o que estamos acostumados a beber. Se você se empolgar com o post e correr pra comprar uma pela primeira vez, você vai dizer: “Nossa, ela é amarga!”.

É amarga sim, um amargor delicioso, que contrasta com o docinho da rapadura contida na receita. O amargor é proveniente da alta carga de lúpulo que essa cerveja contém, para poder ser caracterizada como do estilo India Pale Ale (IPA).

Esse estilo, muito na moda hoje em dia, foi criado pelos ingleses. Na época, tomar água era um tanto quanto perigoso, pois não havia tanto saneamento básico, e as pessoas preferiam tomar cerveja e outras bebidas. Nas longas viagens que os ingleses faziam de navio na época da colonização das Índias, a cerveja comum deles (do estilo Pale Ale) estragava. E eles deviam ficar com bastante raiva por isso. Tanto é que resolveram fazer alguns barris com a mesma cerveja acrescida de mais lúpulo, que é um agente conservante, e mais alcóolica, que faziam com que a cerveja durasse mais.

Muitos anos depois, estamos bebendo algo parecido no Brasil. Fabricado artesanalmente aqui. Isso é que torna tudo fascinante!

Dessa vez, eu resolvi harmonizar (falo disso pra vocês num próximo post) a linda cerveja – olha a cor dela! – com um belo bife ao molho barbecue apimentado (da mesma família da mostarda incrível que falei noutro dia) e batatas assadas bem condimentadas. A cerveja, que além de amarga, “temperada” pelo lúpulo, é bem encorpada, com um docinho do malte e da rapadura combinou bem com tudo. A pimenta e os temperos do barbecue ficaram mais presentes no paladar. Enfim, uma refeição incrível.

Vamos combinar uma coisa? Dê uma chance pro seu paladar conhecer algo novo: prove uma cerveja bem diferente, em menor quantidade e maior qualidade neste final de semana. E depois venha me contar!

 

A minha cozinha nova! #ExperienciaBartira

Posted: 03 Feb 2012 03:13 AM PST

Uma das coisas mais legais que me aconteceu desde que eu entrei para o Cozinha Pequena foi ter participado da #experienciabartira, um encontro que as Casas Bahia promoveram comigo e mais quatro blogueiras que puderam repaginar um ambiente da casa e contar a experiência para vocês!

Adivinhem qual lugar da casa eu escolhi para transformar?

Vou contar para vocês cada momento bacana dessa experiência lá no Facebook e no blog de Móveis Bartira… e prometo retribuir com mais delícias produzidas na minha Cozinha Bartira novinha em folha! Dêem uma olhada num pouquinho de como começou a #experiênciabartira

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário