cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Falando de #cerveja: Pilsener Urquell

Posted: 10 Feb 2012 07:31 AM PST

Manja essas cervejas todas lá do boteco, que você, todo entendidão, fala pros seus amigos, de forma empostada que são “Pilsens”?

Esquece esse papo e arruma outra história pra contar.

Eu também fazia isso, até aprender: essas cervejas aí são do estilo “Standard ou Premium American Lager”. Nada a ver com uma Cerveja Pilsen de verdade.
Uma Pilsen propriamente dita é uma cerveja com o sabor e o aroma mais pronunciados, vindos da carga de lúpulo mais alta que essas receitas levam.

Não estou dizendo que elas são ruins: Pelo contrário. Muito geladas, numa mesa de bar, num happy hour, ou na beira da praia, ou em forma de chope bem tirado, funcionam bem sim.

Só que não são Pilsens. Combinado?
Pra ilustrar isso, eu não poderia fazer uma escolha melhor.

A primeira e legítima Pilsen: A Pilsener Urquell.

Em 1839, na cidade de Pilsen, na atual República Checa, a cervejaria Mestansky Pivovar foi fundada. Em 1842, ela fabricou uma cerveja de cor bem dourada, que receberia o nome da cidade e criaria um novo estilo de cerveja. Que viria a ser um dos mais consumidos no mundo, quem diria!

No século passado, com a consolidação do comunismo na região, as cervejarias da antiga Tchecoslováquia foram nacionalizadas, sob um mesmo nome: Plzenske Pivovary, que em 1964 transformou-se, na que hoje conhecemos, Plzeñský Prazdroj (um desafio: falar todos esses nomes de cervejarias após umas duas garrafas).

Enfim… a cerveja é produzida até hoje, e até hoje mantém sua belíssima receita, com notas iniciais adocicadas e um bom e persistente amargor final. A cor e a espuma são lindas, e cada gole pede um próximo.

É um orgulho ter uma cerveja como essa aqui no Brasil. Mais um motivo que me deixa extremamente feliz com a revolução cervejeira que estamos passando!

Pra harmonizar dessa vez, preferi brincar com as cervejas de boteco comum. O que você come no boteco?
Friturinhas! No meu caso, pasteizinhos de queijo com geléia de pimenta.
O amargor e a frisância da cerveja ajudam a cortar a gordura da fritura, e aí você passa a ficar sob um dilema: Como parar de comer e beber?

 Fácil! Lembrando do lema de sempre: Beba Menos, Beba Melhor!

 

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário