cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Mini kaftas

Posted: 21 Mar 2012 05:09 AM PDT

Nos últimos tempos tenho pensado bastante em economizar (ou ganhar) tempo.

O processo de mudança de profissão leva você a ter que trabalhar dobrado e muitas vezes te impede de ter tempo pra fazer aquele prato mais trabalhoso, que tem que ser feito devagarinho, sem pressa. O ideal é ter alguns curingas à mão, para poder comer algo gostoso (a gente merece que a comida seja gostosa, esse é o mantra!), rapidinho, sem muito trabalho.

Aqui, neste caso, a grande vantagem é poder fazer um monte de kaftas de uma só vez, congelar e levar do freezer ao prato em pouco tempo.

Deveriam ser de carne de cordeiro. Talvez deveriam ter um tempero um pouco diferente. Mas quem disse que a eu não posso ser transgressor de vez em quando?

Pra fazer, é bem simples e baratinho. Separe o seguinte:

- 500 gramas de carne moída de segunda (ela tem um pouco mais de gordura, vai fazer com que os bolinhos fiquem mais suculentos – e baratos!);
– 1 cebola pequena, bem picada em cubinhos;
- 1 punhado bem generoso de salsa, bem picada;
- 2 colheres (sopa) de zaatar;
- 1 colher (chá) de pimenta síria;
- 1/2 colher (chá) de cominho;
- 1 colher (sopa) de azeite;
- sal a gosto. 

Frite a cebola no azeite, até dourar bem. A cebola deve ser frita antes, pois como o kafta fica pronto bem rapidamente, a cebola não tem muito tempo para cozinhar e ficar macia. Aí, você terá aquela crocância da cebola, que não é o ideal aqui.

Em um bowl, junte a cebola, a carne e todos os outros ingredientes. Molde os bolinhos no seu tamanho favorito (eu gosto deles pequeninos, no caso da quantidade dessa receita faço cerca de 12) e espete-os em palitos de churrasco, ou de bambu. Se você estiver na mesma pegada do que eu, duplique, triplique, quadruplique a receita e congele. Vai compensar!

Eu gosto de fazer na churrasqueira elétrica. Mas rola fazer grelhado na frigideira. Alias, já falei pra vocês que vale a pena investir em uma churrasqueirinha elétrica. É bem baratinho e quebra um galhão na cozinha.

Sirva assim que os espetinhos estiverem bem dourados, a crosta tostadinha é uma delícia. Se você puder, faça aquele molho de iogurte que a gente ensinou. Vai ficar incrível!

Quem disse que comida rápida precisa ser aquela coisa sem graça? Ou que comida congelada precisa ser lasanha?

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário