cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

“Semana Otimismo que Transforma” – Tranforme você também!

Posted: 24 May 2012 07:24 AM PDT

Recebemos um convite mais do que especial da Coca-Cola: ir para o Rio de Janeiro bater um papo muito bacana e cheio de histórias com o Tião dos Santos, líder do Movimento Nacional dos Catadores e protagonista do filme “Lixo Extraordinário” e conhecer mais de perto o trabalho de um dos parceiros da Rede Asta, o Criando Arte. Pra quem não conhece, a Rede Asta é uma rede que reúne e apóia 50  pequenos negócios no estado do Rio de Janeiro, beneficiando mais de 700 artesões. No site da rede, você encontra um catálogo com todos os produtos lindos à venda e com entrega pra todo o país!

Todo esse encontro marcou o ínicio da Semana Otimismo que Transforma, que vai até o próximo domingo dia 27. Durante essa semana, parte da renda obtida com a venda de qualquer produto da Coca-Cola Brasil é revertida para o projeto de reciclagem do Instituto Coca-Cola Brasil. Só no ano de 2011, a Semana Otimismo que Transforma arrecadou R$5,5 milhões!

Durante a conversa com o Tião, uma das coisas que mais me marcou, foi quando perguntaram a ele o que de mais extraordinário ele já encontrou no lixão. Ele prontamente respondeu que foi uma cópia do livro “O Príncipe”, de Maquiavel. Com o ele, o Tião disse que aprendeu a ser mais estrategista e citou uma frase que certamente contribuiu com tudo que ele já conseguiu construir até hoje:  ”Não adianta você lutar contra o rei, se o povo está satisfeito!”.

E essa frase serve para também para todos nós que queremos transformar e conscientizar as pessoas sobre a necessidade de mudanças, mas encontramos um grande obstáculo pela frente: mudar o pensamento coletivo, que ainda não está sensibilizado e não promoveu ações articuladas para conseguirmos o engajamento de todos, ou da grande maioria.

O trabalho do Tião e o otimismo nessa causa representa isso: mostrar ao mundo a necessidade de transformar o lixo, e muito mais, ressignificar a vida daqueles que sempre lidaram com ele – como os catadores que se tornaram artesãos – de forma transformadora e sustentável. E replicar esse modelo a outros locais do Brasil, trazer essa consciência para dentro de nossas próprias casas.

Em seguida, fomos até a Cidade de Deus, conhecer mais de perto o trabalho das artesãs do Criando Arte, que de uma forma simplista, mas incrível, fazem tiras com as garrafas PET recicladas, e com essas tiras criam objetos lindos, que vão desde bolsas, sacolas, jogos americanos e muitas outras coisas. Olha só que linda a clutch bag que ganhamos, feita pelas artesãs do Criando Arte:

Esse trabalho lindo da Lea, da Renata, da Ana Lúcia e das outras mulheres do Criando Arte e de toda a rede ASTA, só foi possível com a ajuda do Instituto Coca-Cola, que beneficia muitas cooperativas de reciclagem país afora!

Para conhecer um pouco mais sobre o Instituto Coca-Cola, os produtos da rede Asta e sobre o trabalho do Tião dos Santos, acesse os sites:

http://vivapositivamente.cocacolabrasil.com.br/
http://www.coletivococacola.com.br/
http://www.asta.org.br/

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário