cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Especial Festa Junina: Bolo de Mandioca

Posted: 20 Jun 2012 10:17 AM PDT

Tendo o blog há algum tempo, e cozinhando sempre por aí, eu passei a ter que responder de vez em quando a pergunta: “como você começou a cozinhar?”.
Não… eu não tenho uma história glamurosa, ou emocionante pra contar. Não foi ficando ao lado do fogão da minha mãe quando eu era moleque (eu queria saber é de brincar), não foi pra me tornar profissional das panelas, nem pra pegar nenhuma mulher pelo estômago. A minha realidade foi outra.

Quando me perguntam isso, eu tenho a resposta na ponta da língua:

- Foi porque eu não gostava da comida da minha ex-sogra.

Não vou explicar muito… mas o fato é que eu não me adaptava à comida dela. Só que preciso confessar: ela fazia um bolo de mandioca que era de comer de joelhos!

E foi respondendo mais uma vez à pergunta “como você começou à cozinhar?” que eu lembrei desse bolo e resolvi prepará-lo pra festa junina aqui do cozinha pequena. E fiquei orgulhoso: não sobrou um pedacinho sequer!

Pra fazer, é suave. Separe os ingredientes a seguir:

  • 4 ovos separados;
  • 2 xícaras (chá) de açúcar;
  • 1 kg de mandioca crua ralada;
  • 100 gramas de coco ralado grosso;
  • 1/2 xícara (chá) de leite morno;
  • 100 g de manteiga derretida;
  • 1 colher (chá) de sal;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Pré-aqueça o forno à 180º.

Bata as claras em neve e vá juntando as gemas, uma de cada vez. Reserve.
Em um bowl, misture o açúcar, a mandioca, o coco ralado, o leite, a manteiga e o sal. Acrescente a mistura de ovos, mexendo delicadamente. Adicione o fermento e coloque numa assadeira quadrada, de 20×20, untada.

Asse por cerca de 40 minutos, ou até o bolo ficar firme e dourado. Contenha as lágrimas, pois o bolo é de chorar!

Eu duvido que vai sobrar algum pedacinho!

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário