cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Especial Festa Junina: Caldo Verde

Posted: 21 Jun 2012 11:39 AM PDT

Vocês sabem o quanto sou louca por sopa! Sopa creme, sopa em pedacinhos, sopa “com sustância”, sopa levinha, sopa fria, sopa gelada, sopa doce… hmmmm infinidade absoluta de opções! E nesse friozinho, as variações lá em casa são muitas!

Essa é uma das queridinhas… e eu sempre faço pras festinhas juninas lá de casa! É um misto de sopa creme, sopa com pedacinhos e sopa crocante! Isso mesmo. Muita gente gosta de caldo verde bem cremoso, quase um creme. Eu já gosto de misturar as texturas, por isso faço da seguinte forma:

- 1 kg de batatas picadas de forma irregular
– 1 folha de louro, 1 dente de alho descascado, inteiro
– Aproximadamente 2 l de água fervente (ou caldo de legumes)

- 2 gomos de paio fatiados
– 2 colheres (sopa) de azeite comum
– 1 cebola picada em brunoise
– 2 dentes de alho amassados

- 1 maço de couve fatiada bem fininha

Pique as batatas de forma irregular. Ao contrário do que eu já mostrei na sopa de legumes, essas batatas devem ser cortadas em vários tamanhos, para que algumas realmente “derretam” ao se cozinhar e outras permaneçam inteiras, em pedaços maiores para serem “sentidos” ao comer:

Leve-as para cozinhar em água com os dentes de alho inteiros e a folha de louro, até que fique bem cozidas. Separe umas 2 ou 3 conchas e bata no liquidificador rapidamente e volte à panela. Retire os dentes de alho inteiros e a folha de louro e descarte-os.

À parte, numa frigideira, refogue os gomos de paio com a cebola e os dentes de alho amassados. Junte às batatas cozidas e deixe apurar por uns 20 minutos.

Se quiser com um pouco mais de caldo, acrescente mais água. Dependendo da batata, o caldo fica muito grosso.

Ao final, já na hora de servir, junte a couve picada, e apenas abafe a panela. A couve deve ficar bem crocante. Se quiser, faça como eu – reserve uns punhadinhos de couve para colocar diretamente nas porções servidas:

 Fica irresistível e perfeito para as noites frias dessa época, não ficam?

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário