cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Especial Festa Junina: Canjica

Posted: 22 Jun 2012 12:50 PM PDT

Não dá pra pensar em Festa Junina sem colocar no cardápio uma receita de canjica! E essa receita, embora fácil, é muito difícil de fazer… Aí vocês me perguntam se eu estou louco! Quero dizer que o preparo é fácil, mas é difícil acertar uma receita tão boa quanto aquela feita por uma pessoa querida da família, afinal, cada uma tem um jeitinho especial de fazer, incrementar, deixar apurar.

Essa é a receita da minha mãe, que de tanto insistir para publicar sua receita, deixou que eu medisse as proporções que ela põe na panela no “olhômetro” há muito tempo…

Antes de mais nada, uma dica importante: lava a canjica em água corrente e escorra. Deixe os grãos no leite, por no mínimo 4 horas, para hidratar. Isso vai facilitar o cozimento e torná-la muito mais macia no final.

Para um panelão, você vai precisar de:

  • 500 g de canjica;
  • 2 l de leite (1 litro para hidratar a canjica com antecedência);
  • 200 g de açúcar;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 100 gramas de coco ralado grosso;
  • 1 pau de canela.

Leve os ingredientes ao fogo, incluindo o líquido que ficou imersa a canjica e deixe cozinhar em fogo bem baixinho, mexendo de vez em quando (sem mexer muito para a canjica não se desmanchar) e com a panela destampada, para apurar mais facilmente.

Assim que tiver bem macia, desligue o fogo e deixe esfriar. Esse tempinho também vai fazer o grão absorver mais leite, deixando muito macia no final.

Se quiser, na hora de servir, acrescente amedoim torrado, paçoquinha desmanchada com as mãos ou como fizemos nessa receita: amendoim doce quebradinho.

 Nada como a simplicidade, né?

 

Especial Festa Junina: Pudim de milho

Posted: 22 Jun 2012 08:33 AM PDT

Esse é um dos pudins mais gostosos que eu já preparei… e tem uma jeitão de festa junina bem campestre… mas combina com qualquer época do ano!

  • 2 latas de milho cozido no vapor (escorridos);
  • 400 ml de leite de coco;
  • 2 xícaras (chá) de açúcar;
  • 4 ovos inteiros;
  • 4 colheres (sopa) de açúcar para caramelizar a forma.

Bata bem todos os ingredientes no liquidificador, até formar uma mistura bem homogênea. Passe por uma peneira se não gostar de sentir as "casquinhas" de milho. Há algumas pessoas que preferem com as casquinhas, formando uma mistura mais rústica. Eu prefiro mais lisinha, por isso passei esse creme na peneira.

Caramelize uma forma de pudim conforme explicamos nesse post. Leve ao forno (180C) em banho-maria para assar, por aproximadamente 50 minutos ou até ficar firme. Deixe gelar de um dia para o outro e desenforme.

Se preferir, polvilhe com açúcar cristal e com um maçarico em chamas faça uma casquinha "brûlée" sobre o pudim já desenformado.

Tem como não amar?

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário