cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Sorbet de caipirinha

Posted: 27 Jul 2012 12:25 PM PDT

Estamos em pleno inverno e tá um baita solzão lá fora. Por dias a fio. Nada mais justo do que tirar a sorveteira do armário e fazer sorvete, não?

Ainda mais se for assim… meio alcóolico… pro final de semana que está chegando. Adoro sorvetes com um pouquinho de álcool, vocês já devem ter notado isso aqui nesse post.

Bem, dessa vez a ideia era aproveitar o montão de limões que ganhei numa ida à chácara de um amigo e fazer uma caipirinha em forma de sorvete, pra poder me esbaldar no final de semana. E não é que deu certo?

Fiz assim:

  • 1 1/2 xícaras (chá) de açúcar;
  • 2 xícaras (chá) de água;
  • 1 clara de ovo grande, em temperatura ambiente;
  • 3/4 de xícara de suco de limão;
  • 3 colheres (sopa) de raspas de limão;
  • 3 colheres (sopa) de cachaça da boa.

Combine o açúcar e a água em uma panela pequena e leve ao fogo baixo, até o açúcar dissolver. Quando o açúcar estiver dissolvido, aumente o fogo, e ferva a mistura por um minuto, não mais do que isso. Tome cuidado, pois calda de açúcar pode te queimar, meu nobre!

Deixe a calda esfriar um pouco e bata a clara em uma batedeira. Quando ela estiver ficando no ponto de clara em neve, vá juntando a calda de açúcar, sem parar de bater.

Junte o suco de limão e bata mais um pouco. Retire a vasilha da batedeira, cubra e deixe gelar. A mistura vai ter uma espuma da clara em neve por cima, como se tivesse se separado, mas isso não importa, pois ela irá se juntar novamente na máquina de sorvete.

Quando a mistura estiver bem gelada, adicione a cachaça (pode estar bem gelada também, isso ajuda na hora de fazer o sorvete) e as raspas de limão. Coloque tudo na sorveteira e siga fazendo o sorvete, conforme as instruções do fabricante.

Quem não tiver sorveteira, pode juntar tudo, bater bem e deixar no freezer até quase congelar. Quando estiver quase congelado, raspe com um garfo, até fazer uma espécie de raspadinha (daquelas de praia) e coloque no freezer de novo. Repita isso umas 4 ou 5 vezes, para ter certeza de ter quebrado bem os cristais de gelo que se formarão.

É só servir e se esbaldar!

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário