cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Comida de rua: pão semi-italiano

Posted: 14 Aug 2012 06:59 AM PDT

Meu pão preferido do dia a dia é o tradicional pão francês: casca crocante por fora e miolo macio por dentro. Mas há algum tempo, o pão francês tem dado lugar para outro pão: o semi-italiano.

Eu conheci o pão semi-italiano há uns dois anos, logo que sai de São Paulo para morar em Santo André, no ABC Paulista. Andando pelas padarias do bairro, me deparei com um pão com uma cara linda, que de aparência, até lembrava um pão italiano. Pedi alguns pães para levar, mas ainda no caminho de volta para casa, belisquei um teco daquele pãozinho lindo. E por dentro daquela casca bem crocante, se escondia um miolo macio e com sabor amanteigado.

De uns tempos pra cá, tenho percebido que o semi-italiano tem ficado ainda mais comum nas padarias daqui de Santo André. E para conhecer um pouco mais do pão, eu perguntei para o @Eduitter, amigo viajante do cozinha pequena, cujo pai tem uma padaria que serve uma feijoada incrível que já mostramos aqui.

Ele me disse que esse pão semi-italiano foi criado numa padaria daqui de Santo André e que o segredo dele é depois de modelado, como uma baguete, você mergulha-lo em clara de ovo com um pouco de sal e em seguida cobri-lo todo com farinha de trigo. Esse vídeo mostra o preparo dele:

O resultado disso é uma massa com alguns alvéolos (aqueles buracos no meio do pão, que lembram buracos de um queijo), mas de miolo macio e adocicado, sem ser ácido ou com um gosto de fermentação presente, como o italiano, e com uma casca bem crocante por fora, mas sem ser dura ou borrachuda.

Já virou meu pão preferido para sanduíches, bruschettas, torradas e inclusive para o pão na chapa com suco de laranja e gelo no balcão da padaria!

E vocês, já tinham ouvido falar desse pão?

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário